Maricá alfabetiza mais de mil moradores

Alunos da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” recebem certificados durante formatura que acontece neste sábado (30/09), na Flim

quinta-feira, 28 setembro 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá a formatura dos primeiros 1.067 alunos que participaram da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!”, a partir das 9h deste sábado (30/09) no auditório da Festa Literária Internacional de Maricá 2023 (Flim), que acontece na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu.

Ao longo de sete meses em sala de aula, os 180 educadores do programa desenvolveram o método “Sim, Eu Posso!”, sob o acompanhamento da coordenação pedagógica, da coordenação distrital e dos coordenadores de turma, possibilitando a alfabetização de moradores dos quatro distritos da cidade de Maricá – Centro, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu – que, até então, não tiveram acesso ao código da leitura e escrita. Ao todo, a jornada já atendeu a 150 turmas, compostas por até 15 educandos.

“Em Maricá, o Sim, Eu Posso é um marco de cidadania e resgaste social. A campanha de alfabetização no município visa erradicar o analfabetismo local, garantindo o direito à Educação. O conhecimento liberta e, mais uma vez, Maricá oportuniza esse caminho às pessoas”, destaca o presidente do ICTIM, Carlos Senna.

O destaque da metodologia é adaptar o processo de aprendizagem. As aulas acontecem em diversos locais que sejam próximos à moradia dos educandos, como aldeias indígenas, igrejas, bares, garagens e varandas das suas próprias casas, convertendo-os em ambientes alfabetizadores. Além disso, equipamentos municipais, como escolas, sedes de secretarias, projetos e associação de moradores, também dão suporte à iniciativa.

Para a secretária de Economia Solidária, Andréa Cunha, a ação em Maricá foi além da expectativa, trazendo cidadania e inclusão social.

“Me emocionei recentemente com a entrega dos óculos aos alunos do programa. Essa ação veio para ajudar alunas e alunos a terem uma melhor qualidade de aprendizado, corrigindo algum problema oftalmológico. A pessoa que não sabe ler e escrever, de certa forma, não está inserida completamente na sociedade, ela está excluída. Maricá resgata a cidadania e acolhe os seus”, destacou.

A primeira formatura será uma comemoração que envolverá os educandos da jornada junto a seus familiares e amigos, com a presença dos educadores, coordenadores, autoridades municipais, artistas e colaboradores do projeto.

Inspirado no método cubano de alfabetização, com desenvolvimento rápido e efetivo de ensino, a jornada “Sim, Eu Posso!” – Maricá é um programa da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria de Economia Solidária e o Instituto Singular de Ideias Inovadoras (ISII).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir