A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) está participando, através da sua subsidiária para biotecnologia Biotec, do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, que está acontecendo em Florianópolis, de 16 a 18 de novembro. No dia 17, será apresentado o projeto Farmacopeia Mari’ká.
“Esse projeto é voltado para o desenvolvimento diversificado de produtos à base de plantas. São produtos que poderão ser difundidos na rede municipal de saúde de Maricá. Também vai poder agregar os agricultores do município. É um projeto que visa a saúde mas também a geração de renda em Maricá”, explicou Fernanda Garcia, superintendente da Biotec.
Somente no primeiro dia de congresso, o estande da Biotec foi visitado por comitivas de 25 cidades do país, incluindo as capitais Rio, São Paulo, Brasília e Cuiabá. Nesta sexta-feira, a equipe maricaense fez uma palestra no Auditório Jurerê para apresentar o projeto para um público ainda maior, com o tema “Farmacopeia Mari’ká: Inovação em práticas integrativas na saúde do município”.
O Farmacopeia Mari’ká está trabalhando para construir na cidade a cadeia produtiva de fitoterápicos e medicamentos, desde o cultivo das plantas medicinais até a produção dos seus princípios ativos e derivados.
O evento
O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde reúne os responsáveis pela gestão municipal de saúde no Centro-Sul do país. Os objetivos são fomentar discussões a nível técnico e político; compartilhar experiências de gestão; promover a capacitação de gestoras e gestores de saúde e equipes técnicas municipais; renovar as ações de fortalecimento do SUS; e ampliar o conhecimento técnico e tecnológico, objetivando a melhoria na resolução das demandas da saúde da população.
O evento representa 3.326 cidades, ou 59,7% dos municípios de todo o Brasil.