IPTU inteiramente digital a partir de 2024

Carnês são extintos e boletos do tributo passam a ser emitidos no portal da prefeitura

segunda-feira, 27 novembro 2023

Evelen Gouvêa

O IPTU de Maricá entra numa nova era a partir de 2024. O tributo municipal passará a ser 100% digital, seja na geração ou no pagamento dos boletos, bastando o contribuinte digitar a matrícula do imóvel para obter pelo portal da Prefeitura de Maricá, mas haverá também a opção de imprimir nos postos dos Serviços Integrados Municipais (SIM). Não haverá mais o envio dos antigos carnês aos endereços dos imóveis.

O imposto já estará liberado no dia 8 de janeiro, com o primeiro vencimento marcado para 29 de fevereiro. Até esta data, a cota única terá desconto de 15%, e quem optar por pagar somente a primeira parcela terá 10% de desconto. Após a geração ou impressão, o contribuinte deverá aguardar por meia hora até que o documento conste do sistema do banco responsável, podendo efetuar o pagamento logo em seguida.

De acordo coma Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, para acessar a nova forma de pagamento do IPTU é fundamental ter o Cadastro Geral do Município (CGM) atualizado. Para isso, é preciso acessar o portal do SIM (https://sim.marica.rj.gov.br/) e, na barra lateral “Serviços”, clicar “Cidadão” ou “Empresa”, depois a opção “Alteração Cadastral” e “Cadastrar/Atualizar CGM”.

O órgão avalia ainda que a medida vai trazer uma grande economia para os cofres públicos com o fim da impressão dos volumes antes entregues nas residências, mas que o principal benefício virá para os contribuintes.

“Uma das marcas do governo Fabiano Horta é a modernização da gestão pública. Ao longo dos últimos anos, nossa equipe vem trabalhando nesse sentido e o IPTU 2024 é mais uma ação que beneficia o contribuinte com a praticidade de poder retirar a sua guia de IPTU de onde ele estiver. O IPTU digital também vai dar celeridade para os contribuintes que desejam pagar a cota única aproveitando o desconto, já que não vão depender da entrega dos carnês que porventura venham a demorar com os serviços dos Correios. Além disso, o IPTU digital também visa a economicidade com a produção de papéis para os envios dos carnês e outros gastos com serviço postal”, ressaltou o secretário Leonardo Alves.

Os canais de atendimento para dúvidas são o WhatsApp (21) 96810-2936, os telefones (21) 2637-2052/Ramal 1252 (SIM Inoã), (21) 2637-2053 / (21) 2637-2055 / (21) 2637-3706 (SIM Centro) e (21) 97259-9213 (SIM Itaipuaçu), além do e-mail: contatosim@marica.rj.gov.br .

3 comentátios em “IPTU inteiramente digital a partir de 2024

1. busco parcelar meu iptu em 3 parcelas e não consigo abrir pra efetuar o pagamento e sei que tenho direito