A Prefeitura de Maricá realizou na manhã desta quarta-feira (06), uma ação com servidores e funcionários em benefício da Campanha do Laço Branco, movimento que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no combate à violência contra a mulher. A iniciativa ocorreu em frente a sede da prefeitura e faz parte da programação da Semana dos Direitos Humanos, que contou com a distribuição de laços e bolas brancas, além de violinistas do Programa Cultura de Direitos, que fizeram uma breve apresentação.
“Nós precisamos tirar um tempo para nos mobilizar e fazer com que os homens entendam que violência contra a mulher é algo intolerável. Abrimos os jornais todos os dias e nos deparamos com inúmeros casos de feminicídio e violência contra a mulher, portanto precisamos estar sempre lutando por essa causa”, disse a primeira-dama Rosana Horta.
A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, comenta sobre a importância da iniciativa em defesa da mulher. “A campanha do Laço Branco que integra os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres consiste na mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. É muito importante que a nossa sociedade em geral, mais especificamente os homens, possam se conscientizar da pandemia de violência contra as mulheres. Aqui no nosso município nós estamos estabelecendo uma série políticas pra coibir a violência contra as mulheres”, completou.
Temos movimentos importantíssimos acontecendo na nossa cidade. Ontem participamos do lançamento da Semana dos Direitos Humanos, hoje estamos aqui na porta do Paço Municipal para uma foto oficial, onde o governo pensa no direito humano, que tem sensibilidade e pensa nas pessoas”, destacou o vereador Julio Carolino.
Sobre a campanha
O dia 6 de dezembro marca o início da campanha do Laço Branco: Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. No Brasil, a data é marcada pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A Campanha Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações de movimentos sociais que buscam promover a equidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
Programação da Semana dos Direitos Humanos
Quinta-feira (07/12)
17h30 – Roda de Conversa: Direitos Humanos e Participação Popular com apresentação de coral/canto e violino do programa Cultura de Direitos – Local: Polo Manu Manuela (Rua 27, nº 586, Manu Manuela)
Sexta-feira (08/12)
17h – A instrumentalização da religião e da igualdade racial pela política – Local: auditório do Banco Mumbuca, no Centro
Sábado (09/12)
9h – O esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de transformação na favela – Local: MCMV Inoã (setor C)
15h – Roda de conversa: A democratização da tecnologia com feira de Inovações Tecnológicas (ônibus do ICTIM), aplicação de flúor (Saúde) e grafite (Cultura de Direitos) – Local: MCMV Itaipuaçu
Domingo (10/12)
9h – Batizado e entrega de cordéis Capoeira MPJ – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
10h às 17h30 – Feira Popular Direitos e Democracia – expositores da Colmeia, Economia Solidária, Expo Mães Amigas de Maricá e artesanato Aldeias São José, além do ônibus tecnológico do ICTIM e Zaion – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
13h – Apresentações do Ruasia, Cultura de Direitos e Coral Indígena – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
14h – Roda de Conversa: Direitos Humanos das Mulheres – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
16h30 – Conferência: Direitos Humanos e Democracia – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
18h – Show com Cultura de Direitos, Jô Borges, Samba Delas e União de Maricá – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu