Maricá participa da maior conferência de energias renováveis do Brasil em Teresina

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, participou de painel sobre transição energética

terça-feira, 4 junho 2024

Foto: Divulgação / Citer

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participa da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), maior evento do setor no Brasil, que acontece em Teresina, no Piauí. O evento começou na segunda-feira (03/06) e vai até quarta-feira (05/06).

O tema central do Citer, este ano, é “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”. O secretário Igor Sardinha participou do painel para debater “Hidrogênio Verde como Alternativa Sustentável para a Transição Energética”. Ele destacou a legislação municipal que trata do tema e ressaltou que a cidade tem a meta de descarbonizar a frota da Empresa Pública de Transportes (EPT).

“Temos uma série de políticas públicas com a capacidade de gerar emprego e renda de maneira instantânea, pensando no agora, mas temos essa missão também pensando nas gerações futuras. Identificamos, no hidrogênio, um caminho. Maricá tem uma legislação municipal já estabelecida e, para além dessa lei, tomamos medidas e construímos políticas”, apontou o secretário.

Igor destacou o convênio firmado com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o desenvolvimento de ônibus não poluentes e que a fábrica desses veículos ficará em Maricá.  Vale ressaltar que até 2038, de acordo com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, toda a frota da EPT deverá ser descarbonizada.

“Maricá estabelece uma meta audaciosa de descarbonização da frota, pega  recurso dos royalties e investe em pesquisa, ciência e inovação de um produto nacional e dentro de um mercado sustentável, que é o do transporte limpo. Esse ônibus chega ao processo final de desenvolvimento este ano. O protótipo passará pelo último teste, transportando passageiros na cidade, para que possamos entrar no processo de homologação, compras e encomendas, com esses veículos sendo produzidos no município”, destacou.

A conferência conta, na programação, com mais de 180 palestrantes e 45 painéis simultâneos, sendo realizado nos formatos híbrido, presencial e virtual, com tradução simultânea ao vivo.  O objetivo é fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade, disseminando conhecimento sobre as inovações tecnológicas mais recentes no campo das energias renováveis, com foco especial no hidrogênio verde. Além disso, busca aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris.

Foto: Divulgação / Citer