A Prefeitura de Maricá comemorou nesta quarta-feira (05/06) o Dia Mundial do Meio Ambiente com evento organizado pela Secretaria de Cidade Sustentável, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Alunos e professores da rede municipal de ensino, moradores e visitantes passaram pelo local e puderam conhecer de perto iniciativas ambientais desenvolvidas por diferentes órgãos do município e de outras instituições.
A programação contou com apresentação de materiais utilizados nas sedes de Unidades de Conservação do município; exposições da fauna e da flora e de equipamentos de resgate de animais silvestres; coleta de lixo eletrônico; imagens de ecoturismo na cidade; práticas de educação ambiental; distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica e orientações diversas de técnicos da Prefeitura.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que esteve presente no evento, destacou a importância de promover a sustentabilidade na cidade.
“Em tempos onde a devastação ambiental e a fauna e a flora são tão desrespeitados é fundamental que nós tenhamos responsabilidade de preservar esse mundo tão belo em que vivemos. Hoje estamos aqui apresentando as atividades e ações que a Prefeitura de Maricá vem realizando, pois assim é que nós mudamos o mundo”, disse o prefeito.
Quem passou pela praça também pode aproveitar o Laboratório Móvel, desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, que ficou estacionado na praça e aberto à visitação, com equipamentos, como impressora 3D, óculos de realidade virtual, jogos eletrônicos, materiais recicláveis de lixo eletrônico, além de painéis educativos nas janelas. A Secretaria de Cultura ficou responsável pela música ao vivo e apresentação de malabarismo.
A secretária de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt, falou sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura e a importância da discussão de questões ambientais em Maricá. “Uma data de tamanha importância não poderia passar desapercebida, sendo assim, a Secretaria se reuniu junto a diversos parceiros que desenvolvem ações, atividades e projetos em prol de nosso meio ambiente para expor tudo que vem sendo desenvolvido”, completou.
Participaram do evento as secretarias de Ordem Pública, Cultura, Educação, Proteção e Defesa Civil de Maricá, Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal de Maricá, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Projeto Aruanã, Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).
Visitantes reforçam importância da conscientização
Alunos que estudam no 6° ano da Escola Municipal Clério Boechat, no Flamengo, estiveram presentes para prestigiar o evento.
“É um estímulo para as crianças quando visitam as exposições. Desenvolve o conhecimento, a criatividade e a imaginação. Amanhã, quando eles forem para a sala de aula, as atividades ficam legais porque eles perguntam sobre tudo que viram”, comentou a professora de geografia, Carolina Freitas.
Luciana Velásquez, de 44 anos, disse que o debate sobre o assunto é necessário. “O Dia do Meio Ambiente é muito importante para nossa sobrevivência e dos animais. Fui nos espaços que estavam explicando sobre consumo consciente de água, plantações, além de espécies marinhas e silvestres. Gostei muito da experiência”, disse a moradora de itaipuaçu.
Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o objetivo de chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.