Maricá realiza 1º Encontro Municipal para debates de Defesa da Pessoa Idosa

Evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas estudantes da Escola do Idoso

quarta-feira, 26 junho 2024

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira (25/06), o 1º Encontro Municipal de debates de Defesa da Pessoa Idosa, no Cine Henfil. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas estudantes da Escola do Idoso, autoridades da Guarda Municipal e das secretarias da Educação e de Políticas e Defesas dos Direitos das Mulheres.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos como segurança, educação e direitos da pessoa idosa, além da exibição de algumas atividades realizadas na Escola do Idoso, vídeos de campanha de combate a violência e outras ações relacionadas a Campanha do Junho Violeta, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

A secretária de Políticas e Defesas dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, comentou o fato de a Escola do Idoso ter mais mulheres do que homens.

“Precisamos construir uma sociedade de igualitária, fazendo com que as nossas tarefas sejam divididas com nossos companheiros, para que a gente possa seguir avançando com a nossa formação educacional e nas nossas carreiras profissionais, independente da idade”, completou a secretária.

Vanessa Almeida, coordenadora de ensino da Secretaria de Educação, comentou que a Escola é um passo importante a garantia dos direitos dos idosos. “Pensar numa escola exclusivamente para os idosos, com uma filosofia de trabalho e atenção especial, é fundamental para eles estarem presentes nessa roda de conversa para esclarecer e garantir os direitos deles”, completou Vanessa.

Junho Violeta

Como forma de alertar para este tipo de brutalidade específica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junho como o mês de sensibilização da sociedade sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, sendo definido como Junho Violeta. A data tem por objetivo levar à disseminação da compreensão da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

Escola do Idoso

A Escola do Idoso é uma iniciativa das Secretarias de Educação e de Políticas para a Terceira Idade desenvolvida no objetivo de promover a escolarização de idosos, acima de 60 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, mediante a oferta de recursos pedagógicos adequados a essa faixa etária.

Sobre a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Políticas da Terceira Idade, tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.

Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir dos 50 anos e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.

Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.