Maricá inicia curso de formação em Direitos Humanos com servidores e moradores

Serão 10 oficinas com debates sobre racismo, capitalismo, direitos das mulheres e dos indígenas, população LGBTQIA+, entre outros

quinta-feira, 17 outubro 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quinta-feira (17/10) o curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas no Programa Marielle Franco, no Centro. A qualificação foi dividida em duas turmas: 60 servidores municipais na manhã e 65 pessoas da sociedade civil à tarde. Serão 10 oficinas, com duração de três horas cada, realizadas todas as quintas-feiras. A iniciativa é da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos.

A aula inaugural com o tema “Direitos Humanos e a luta contra o racismo” foi apresentada pela enfermeira e professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Renata Pedreira, que falou sobre o racismo estrutural.

“A ideia é compreender que o racismo estrutura a organização social, a forma como a gente se organiza socialmente e não há como pensar em direitos humanos sem a gente pensar onde nasce essa base de humanidade. Então, essas relações sociais vão se revisitando ao longo do tempo e a gente precisa dialogar com a sociedade”, destacou Renata.

Charlotth Back, coordenadora do Programa Marielle Franco, explicou que o método de oficina é baseado nos princípios da educação popular em direitos humanos, estimulando o diálogo de saberes e voltados para a transformação da sociedade e as aulas serão trabalhadas por especialistas em direitos humanos, acadêmicos e lideranças sociais.

“Hoje o tema é o racismo e os direitos das pessoas negras. É fundamental que a gente consiga olhar os direitos humanos sob uma perspectiva global para a qualidade de vida das pessoas”, afirma a coordenadora.

Moradora de Itaipuaçu, Elidia dos Santos Rodrigues é formada em pedagogia e resolveu fazer o curso para formação pessoal e poder ajudar a desmistificar o racismo estruturante.

“Não passei por racismo porque me considero branca, mas percebo o racismo nas pessoas. Quero passar adiante os ensinamentos deste curso para ajudar pessoas que sofrem com racismo”, disse Elídia.

Cronograma do curso
Oficinas todas às quintas-feiras, exceto a do dia 09/11 que será sábado
Três horas cada turma
Turnos manhã e tarde

24/10 – “Direitos Humanos e sistema capitalista”
31/10 – “Direitos Humanos e luta antipatriarcal: a luta pelos direitos das mulheres”
07/11 – “Direitos Humanos como processo de luta”
09/11 – “Pensamento crítico”
14/11 – “Direitos da classe trabalhadora”
21/11 – “Direitos Humanos da população LGBTQIA+”
28/11 – “Direitos Humanos das populações indígenas”
05/12 – “Direito à cidade”
12/12 – “Análise de políticas públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir