A secretaria de Educação de Maricá vem realizando uma série de eventos, juntamente com a equipe pedagógica, com o objetivo de implantar um novo sistema de ensino para qualificar melhor os alunos de 5 anos da educação infantil. Na última quarta-feira (6/10), o subsecretário de Educação, Luiz Claudio da Silva, se reuniu com cerca de 120 profissionais da educação de Maricá, entre eles educadores, professores, coordenadores pedagógicos e supervisores, que atuam em 36 escolas que oferecem educação infantil.
O evento, realizado no Esporte Clube Maricá, foi para conhecer e avaliar o sistema de Ensino Aprende Brasil, da editora Positivo, que poderá ser implantado na cidade. Uma palestra com a pedagoga da editora, Aline Pinto, mostrou os benefícios e avanços que esse novo sistema oferece.
O município vem, desde o ano passado, analisando um sistema que reforce o aprendizado do aluno de 5 anos, quando ele passar para o letramento e alfabetização. Segundo o subsecretário Luiz Claudio, até o fim deste ano será escolhido qual sistema será adotado.
“O primeiro passo foi apresentar para diretores e orientadores pedagógicos esse novo sistema de ensino, que está sendo avaliado desde 2009. Essa mudança dará um impulso positivo para os alunos que estarão saindo da alfabetização para o letramento”, afirmou Luiz Claudio.
A solução Educacional apresentada pelo sistema da Editora Positivo está sendo analisada para futura implantação no município, visando atender cerca de 1.100 crianças da educação infantil e agregar ainda mais qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria de educação. O foco da Secretaria de Educação de Maricá é melhorar o desempenho dos alunos no Provinha Brasil em 2011.
“O Provinha Brasil tem o objetivo de realizar o diagnóstico do nível de alfabetização das crianças da rede pública de ensino após um ano de escolaridade. A prova é aplica no início e no final do ano letivo, onde oferece a oportunidade dos professores fazerem uma avaliação de quanto o aluno progrediu ao longo do ano”, explicou o subsecretário de Educação.