Fechando o ano com chave de ouro, a Casa de Cultura / Museu Histórico de Maricá, que é vinculada ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), inaugurou, nesta quinta-feira (19/12), a exposição fotográfica “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maricá: Restauração e Democratização”. O evento, que contou com uma cerimônia para convidados, foi um momento para a valorização da herança cultural da cidade.
A diretora de Incentivo e Preservação da Casa de Cultura, Norma Brum, destacou a importância da iniciativa. “Ao valorizar e preservar nosso acervo histórico, buscamos destacar a relevância dessas peças significativas. Com essa exposição e um mini documentário, encerramos o ciclo de atividades do Museu em 2024 com chave de ouro”, ressaltou.
A exposição conta com três telas emolduradas, sendo duas assinadas e datadas do início do século XX. Elas foram cuidadosamente restauradas pelos talentosos Carl Pomp e Mari Pomp. O público, que poderá visitar a exposição a partir de amanhã (20/12), terá a oportunidade de se conectar com a história cultural de Maricá.
“As telas foram restauradas a óleo. Tanto as molduras, quanto o chassi foram dedetizados e tratados nesse processo que durou quatro meses. O trabalho está preservado com uma placa de vidro antirreflexo, exatamente como os grandes museus fazem para preservar as obras por mais tempo”, explicou o restaurador Carl Pomp.
Parceira na execução do trabalho, a restauradora compartilhou a alegria do resultado: “É um prazer trabalhar para a cidade. Ver esse acervo foi o que mais nos incentivou a apresentar e concluir o projeto”, afirmou Mari Pomp.
O historiador César Brum e o diretor do Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental Mirim de Maricá (Ihgam), Miguel Ângelo Padilha Marques, também participaram da cerimônia. Ambos trouxeram um pouco da história dos personagens retratados nas telas: o marechal Floriano Peixoto, que foi o segundo presidente do Brasil; o imperador Dom Pedro II; e o Barão de Inoã.
A diretora de Controle Interno do ICTIM, Adriana Gonçalves, representou o presidente Cláudio Gimenez. Os diretores Marcio Campos (Tecnologia) e Daniel Campos (Inovação Social) também prestigiaram a atividade. Presente também a museóloga Blanca Dian, que ajudou a estruturar a exposição.
Mini documentário registrou processo de restauração que teve incentivo do Proac
Essa proposta de restauração é antiga. Nos anos 90, quando a dupla propôs essa restauração à Casa de Cultura, não havia recurso disponível. Foi em 2023, a partir do primeiro edital do Programa de Ação Cultural (Proac), que foi possível executar o projeto, cujo proponente é o fotógrafo e documentarista Rodrigo Braga.
Além da exposição, foi lançado um mini documentário produzido por ele. Braga captura o processo de restauração e a importância desse acervo para a história local. A obra proporciona uma visão sobre o valor do patrimônio artístico e cultural.
“Registrar o trabalho de restauração feito por Carl Pomp e Mari Pomp foi uma experiência única. Capturar cada detalhe desse processo não é apenas documentar arte, mas preservar a história e a identidade cultural de Maricá. Esse projeto transcende a estética, é um legado para a cidade e para futuras gerações”, disse o documentarista.
Serviço
Evento: Exposição Fotográfica – “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maricá: Restauração e Democratização”
Visitação: a partir de 20/12, sempre de terça a domingo, das 9h às 16h30
Local: Casa de Cultura / Museu Histórico de Maricá
Endereço: Praça Orlando de Barros Pimentel, s/nº, Centro – Maricá/RJ
Outras informações: casadecultura@ictim.com.br