Tradicional lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo acontece no sábado (18/01)

Ato integra o calendário oficial da cidade com apoio da Secretaria de Assuntos Religiosos

segunda-feira, 20 janeiro 2025

Foto: Elsson Campos

A 26ª edição da lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo foi realizada neste sábado (18/01), no Centro de Maricá. Com apoio da Secretaria de Assuntos Religiosos, o cortejo partiu da Praça da Bandeira em direção à igreja matriz, reunindo fiéis em um ato simbólico de paz e gratidão.

O evento faz parte do calendário oficial do município, conforme a Lei nº 2.512/14. Além da lavagem na escadaria, o grupo realizou uma cerimônia simbólica na calçada da Câmara Municipal, solicitando maior atenção às questões das matrizes africanas.

“A lavagem é um momento de fé e gratidão, mas também um pedido de paz para o mundo. Nossa expectativa agora é que o ato seja reconhecido como patrimônio imaterial pela Câmara Municipal”, destacou Pai Liminha, presidente do projeto F.A.C. e organizador do evento.

Morador de Guaratiba, Willian de Ogum reforçou a relevância do ato como um símbolo de resistência e união. “Este é um ato de amor ao próximo e de afirmação da nossa cultura. É uma oportunidade de mostrar a força e a beleza do candomblé, promovendo a paz e o respeito”, afirmou.

Mais do que um ritual religioso, a cerimônia promove inclusão e respeito às diferenças, convidando pessoas de todas as crenças a participarem desse importante símbolo de resistência cultural e união.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir