Como parte da campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar sobre a importância do cuidado psicológico, a Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres de Maricá promove durante esta semana diversas iniciativas como atendimentos especializados, terapias, oficinas e diversas atividades voltadas ao fortalecimento da saúde mental feminina para as assistidas da Casa da Mulher (Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 50).
Nesta quarta-feira (30/01), as assistidas participaram da terapia de acolhimento, momento música com Ronaldo Valentim e oficina de adereços carnavalescos com Shirley Garcia – instrutora da Casa das Artes Carnavalescas. Além de um delicioso café em parceria com o projeto Cozinha Criativa. A ação é organizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Utopias.
Assistida há mais de um ano, de 35 anos, comentou sobre a importância do apoio emocional e da valorização do autocuidado. “Eu amo poder receber um cuidado com carinho, de poder me olhar e ver que está passando a parte ruim da minha vida. Aqui estou conseguindo me amar mais e me conhecer”, comentou.
Maria (pseudônimo) destacou como é ser acolhida e poder participar dessas atividades. “Estar aqui me faz refletir sobre muitas coisas e sobre como é bom aprender e ter independência financeira e emocional. A Casa da Mulher me auxiliou bastante e vai me ajudar mais e mais”, falou a assistida da unidade.
Vale destacar que a programação é especialmente direcionada às mulheres assistidas pela secretaria que enfrentam situações de vulnerabilidade, como violência doméstica, conflitos familiares ou desafios de saúde mental, proporcionando suporte especializado e contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento.
Essa foi mais uma ação da campanha Janeiro Branco, que segue com uma programação diversificada ao longo do mês. Para conferir os próximos eventos, acesse o site ou as redes sociais da Prefeitura de Maricá.
Sobre o Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. Criada em 2014, a iniciativa aproveita o início do ano, período em que muitas pessoas refletem sobre suas vidas e traçam metas, para incentivar o cuidado com a mente.
A campanha busca combater o estigma em torno das questões de saúde mental, promovendo informações, diálogos e ações preventivas. O símbolo do branco reflete a ideia de um “quadro em branco”, representando a possibilidade de reescrever histórias e adotar atitudes mais saudáveis ao longo do ano. A principal mensagem de Janeiro Branco é que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física e merece atenção.
Pseudônimos
Pseudônimos são nomes inventados por escritores, poetas, jornalistas, artistas e outras pessoas famosas que não querem ou não podem assinar suas próprias obras, divulgar nomes e dar declarações. Usado bastante para preservar a imagem e nome de uma fonte entrevistada.