Maricá busca experiências em cidade medieval portuguesa

Prefeito Washington Quaquá já havia anunciado a construção de castelo medieval em bairro de Maricá

sábado, 1 fevereiro 2025

A Missão Maricá segue em Portugal e, nesta sexta-feira (31/01), foi até Óbidos, cidade da região centro-oeste do país e que tem como sua principal característica a arquitetura medieval, com uma imponente muralha e casas que remetem ao estilo dominante entre os séculos V e XV e que é, de acordo com a Unesco, a “Cidade Criativa da Literatura”. O chefe da delegação, o prefeito Washington Quaquá, ressaltou a ideia de construir um castelo medieval na região do Espraiado, desenvolvendo ainda mais o potencial turístico do bairro rural.

A comitiva maricaense foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Óbidos (equivalente ao cargo de prefeito municipal), Felipe Daniel, e visitou alguns pontos da cidade – além da realização de uma reunião, onde os alcaides puderam falar de experiências implementadas e/ou projetos futuros de cada município.

“Óbidos é uma cidade magnífica, uma cidade medieval aqui de Portugal da qual o Maricá busca a aproximação. Nós temos a ideia de fazer um castelo medieval no Espraiado, para discutir essa relação entre o mercado atual e o antigo mercado de trocas, da economia das pessoas, da economia das famílias. Estamos com o presidente da Câmara de Óbidos para fazer parcerias tanto com a Feira Literária aqui de Óbidos, quanto na questão da feira medieval. Espero que seja o início de grandes parcerias entre nossas cidades”, destacou o prefeito Washington Quaquá.

A cidade é um dos mais bem preservados exemplos de vila medieval portuguesa, e mantém em seu calendário de eventos as tradições vivas por meio de festivais culturais e eventos que atraem turistas de todo o mundo. Antes da pandemia de Covid-19, o município português recebia anualmente dois milhões de turistas.

“A gente agradece a honra da visita do prefeito de Maricá. É, para nós, um gosto enorme podermos estar de mãos dadas com o país irmão. Podermos contribuir para um conjunto de medidas que que visem cimentar aqui relações para projetar ambos os territórios para um desenvolvimento econômico e social”, afirmou Felipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos.

Além da riqueza arquitetônica e histórica, Óbidos se destaca com o Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO), um dos mais importantes eventos do gênero em Portugal. Durante o festival, escritores, leitores e artistas se reúnem para debates, lançamentos de livros e exposições, consolidando o município português como uma referência literária no país, fortalecendo a identidade da cidade como um espaço de criatividade e conhecimento.

Vale lembrar que, recentemente, Óbidos e Maricá avançaram em negociações para se tornarem cidades-irmãs. A parceria, ainda em fase de formalização, tem como objetivo fortalecer laços culturais e econômicos entre Portugal e Brasil, promovendo intercâmbios turísticos e educacionais. O projeto também busca valorizar o patrimônio histórico de ambas as localidades, reconhecendo suas peculiaridades e fomentando o desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir