A Secretaria de Direitos Humanos de Maricá, por meio da Coordenação Geral da Igualdade Racial, realizou nesta quinta-feira (06/02) uma reunião estratégica para discutir a participação do município na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. A Conapir acontecerá do dia 25 ao 29 de julho de 2025, em Brasília. O encontro teve como objetivo alinhar propostas e fortalecer o compromisso da cidade com políticas públicas voltadas para a equidade racial.
“Vamos decidir juntos como seguiremos daqui para frente. Ao final desta reunião, já sairemos com uma comissão finalizadora eleita, composta por pessoas que terão voz ativa no processo e que assumirão responsabilidades dentro da organização. Queremos garantir a participação de todos. A partir de agora, não há mais “governo” e “movimento”; somos um único grupo comprometido em realizar a quinta conferência da melhor forma possível. Nosso objetivo é assegurar que nosso espaço seja respeitado e que povos negros, indígenas e imigrantes tenham seus direitos garantidos em todos os aspectos. Trabalharemos juntos nessa construção e, a partir daqui, definiremos delegados ou representantes que levarão nossas demandas à esfera nacional”, disse a coordenadora geral de Igualdade Racial, Valesca de Souza.
A iniciativa, que reuniu representantes, público geral e autoridades, reafirma o papel de Maricá na luta pela igualdade racial, promovendo o diálogo e ações que garantam mais oportunidades e direitos para todos os cidadãos.
Fotos: Elsson Campos