Prefeito

Fabiano Horta

O prefeito Fabiano Horta desenvolve em Maricá uma política econômico-social de transferência de renda, concretizada pela inclusão no orçamento municipal das necessidades da camada mais vulnerável dos habitantes.

Eleito para o cargo pela primeira vez em 2016 com 33.380 votos, Fabiano foi reeleito em 2020 com 76.285 votos – equivalentes a 88,09% do total de válidos.

Sua gestão eleva como prioridade o programa de Renda Básica da Cidadania (RBC), por ele ampliado e passando a beneficiar mais famílias (hoje, 42,5 mil cidadãos recebem auxílio mensal em mumbucas, a moeda social da cidade).

Outro programa que cresceu em sua administração sob o viés da economia circular é o Tarifa Zero, que oferece transporte gratuito de ônibus (os ‘vermelhinhos’) a toda população. Com o mesmo conceito, criou as bicicletas compartilhadas gratuitas (‘vermelhinhas’).

Um dos mais importantes programas desenvolvidos por Fabiano é voltado à educação – o Passaporte Universitário, que paga cursos superiores em universidades privadas a moradores de baixa renda.

Seu foco na economia social levou à criação também do Programa de Amparo ao Emprego (PAE) e o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) durante a pandemia da covid-19.

Antes de ser prefeito, Fabiano Horta foi vereador de Maricá por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal, onde atuou em parceria com o então prefeito, Washington Quaquá, para o surgimento da Empresa Pública de Transportes (EPT) e a implementação da moeda social mumbuca.

Em 2014, elegeu-se deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual é filiado desde a adolescência. Recebeu na ocasião mais de 37 mil votos. Durante seu mandato, teve como principal bandeira a luta por melhores condições de vida para o povo do Estado do Rio de Janeiro e, em especial, de Maricá.

A partir do trabalho de Fabiano como parlamentar em Brasília, a cidade recebeu mais de R$ 15 milhões por meio de emendas parlamentares.

Fabiano nasceu em 25 de agosto de 1974, em Niterói-RJ. Estudou na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel e na Colégio Estadual Elisiário Matta, ambas em Maricá. É médico veterinário, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e em 1990 tornou-se empresário do ramo de agropecuária. É casado com Rosana Horta.