A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho, realizou diversos eventos ao longo do ano de 2022 voltados à capacitação profissional da população, que reuniram mais de 11 mil pessoas. Entre as ações realizadas estão as festividades pelo Dia do Trabalhador, o programa Qualifica Maricá, a 1ª Feira das Profissões, além do programa de estágio remunerado.
A 1ª Feira das Profissões foi pensada para ser uma grande vitrine das oportunidades que devem surgir na cidade nos próximos anos. O evento, que contou com debates, palestras, oficinas sobre o futuro do mercado de trabalho na cidade, reuniu mais de cinco mil pessoas e gerou cerca de 100 vagas de emprego imediatas. Em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída, foi disponibilizado o curso de geração de energia renovável gratuitamente à população.
“Trabalhamos muito para capacitar nossos alunos e profissionais focando sempre em melhorar a qualidade de vida da população maricaense. Acredito que a qualificação profissional vai contribuir muito para o atendimento das demandas do comércio e dos profissionais. Por isso, vamos lançar o Jovem Aprendiz, que vai gerar oportunidades de primeiro emprego para pessoas que se formaram por meio do Passaporte Universitário ou dos cursos técnicos”, disse o secretário de Trabalho, Marcus Bambam.
O terceiro ciclo do programa Qualifica Maricá, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), formou 891 profissionais. As capacitações acontecem em ciclos de três meses nos polos de Inoã, Centro, Itaipuaçu e Condado. Foram formados profissionais em Assistente Administrativo, Assistente de Logística, Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Instalador Hidráulico Residencial, Mecânico de Motocicletas, Assistente de Recursos Humanos, Camareira, Formação Inicial em Gesseiro e Pedreiro de Alvenaria.
Além disso, a Secretaria contratou mais de 200 estagiários do ensino superior, 100 de ensino médio; e contratou cerca de 50 pessoas por meio de parceria com o Serviços Integrados Municipal (SIM). Também foi realizada a festa do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrada em grande estilo na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com ação social, diversão e lazer, emissão de carteiras de trabalho, cadastro em banco de empregos, solicitação do seguro-desemprego, corte de cabelo, entre outras.