Políticas Inclusivas – Núcleos

  • NOJUR (Núcleo de Orientação Jurídica)
    A secretaria de políticas inclusivas já atua, através do Escritório Social, como apoiadora no processo de reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. Como parte do seu processo de ampliação de oferta de serviços, a esta e outras populações, o NOJUR surge para avaliar demandas e ofertar orientações jurídicas à população em geral.
    Recentemente a Secretaria assinou um termo de cooperação junto à SANEMAR para orientar munícipes com demandas específicas relacionadas a esta autarquia com o objetivo da não judicialização.

 

  • Núcleo de Eventos
    Desenvolver ações e atividades de incentivo á inclusão social e cultural; apoiar, participar, estabelecer parceria ao desenvolvimento, estruturação e organização de ações realizadas por entidades voltadas à temática.

 

  • NAON (Núcleo de Avaliação e Orientação Nutricional)
    Como parte do apoio às pessoas que sofrem de obesidade mórbida a Secretaria estabelece o NAON, um espaço de orientação nutricional destinado a esta parte da população e outros seguimentos.

 

  • NATE (Núcleo de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos)
    A Secretaria, como participante organizacional dos serviços ofertados à população em vulnerabilidade e risco social, tem a prerrogativa de estabelecer politicas públicas intersetoriais que promovam a inclusão de vulneráveis em programas assistenciais, de inclusão na rede municipal e contemplação em programas de distribuição de renda. O NATE é este núcleo direcionado a esta população tanto em seu processo de inclusão mais amplo, quando em períodos de tragédias e de emergências.

 

  • NAMIN (Núcleo de Articulações de Inclusão com Grupos Minoritários)
    Na perspectiva da Inclusão Social, a Secretaria promoverá conversações, diálogos, capacitações, seminários, fóruns, grupos de trabalhos e afins que colaborem com a elaboração de políticas públicas, voltadas para o público LGBTQIAPN+, indígena, negro, quilombola, PcD e outras minorias, apoiando, estabelecendo parcerias para o desenvolvimento, estruturação e organização de ações, divulgação, criação de leis, visibilidade e etc.

 

  • NUCEM (Núcleo de Capacitação de Vagas de Emprego e Articulação com o Empresariado)
    Com a proposta de promover ações voltadas à realização de articulações sociais entre os órgãos públicos e entidades da sociedade civil nos diversos setores, o NUCEM se propõe á captação de vagas disponíveis em diversos setores da sociedade, a estreitar relações com a sociedade civil a fim de construir sólidas relações incentivo a empregabilidade, à capacitar pessoas em vulnerabilidade proponentes ao mercado de trabalho e ao acompanhamento no processo de adaptação de egressos, PcDs e outros no espaço de trabalho.

 

  • NESPRO (Núcleo de Estudo, Propostas Análises e Produções de Novos Projetos)
    Este Setor tem como meta articular projetos, programas e serviços junto aos entes federativos na promoção da construção, qualificação e aprimoramento de ações estratégicas de competência da Secretaria de Políticas Inclusivas.

 

  • NACO (Núcleo de Acolhimento)
    O NACO é parte do processo de intervenção dos assistentes sociais, compreendendo três elementos em interação constante: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que o usuário se encontra. Neste sentido, este núcleo compõe parte fundamental no processo receptivo, na escuta sensível, na inclusão dos setores internos da secretaria e na inclusão na rede municipal com o intuito de minimizar o sofrimento, a dor e a vulnerabilidade social de indivíduos e famílias.

 

  • NUT (Núcleo de Treinamento Sobre Inclusão)
    Com a finalidade de prestar consultoria e assessoria aos mais diversos setores da sociedade na implementação de políticas públicas destinadas à divulgação, capacitação e diálogos sobre as populações mais vulneráveis da sociedade, o NUT surge como estratégia de formação e disseminação de informações consistentes a fim de dirimir dados ou atitudes equivocadas ou discriminatórias, preconceituosas, fake news, sentimentos hostis, intolerância em relação às pessoas com tendência de comportamento, crenças e sentimentos.

 

  • INCLUSÃO NA PRAÇA
    Como parte integrante do planejamento de levar a população o conhecimento e a participação nos serviços que elabora e oferta, a Secretaria de Políticas Inclusivas realiza frequentemente o INCLUSÃO NA PRAÇA, desenvolvendo atividades inerentes à sua competência e finalidade, isto é, disseminando informações sobre práticas inclusivas, promovendo o atendimento in loco de munícipes relacionado às mais variadas instâncias da cidade, com o intuito da promoção da inclusão social.
Traduzir