A Prefeitura de Maricá promoveu na terça-feira (03/05) uma oficina de Carnaval com alunos do Centro de Educação Pública e Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, que integram o programa Mumbuca Futuro. O objetivo foi proporcionar aos participantes uma imersão às tradições do Carnaval.
Acompanhados da Escola de Samba Pimpolhos da Grande Rio, os estudantes do 6º ao 9º saíram fantasiados da unidade de ensino, no Centro, e seguiram até a Praça Orlando de Barros Pimentel, também na região central. Eles também tiveram uma amostra de cada atividade oferecida na Incubadora de Inovação Social em Cultura, como percussão, mestre sala e porta bandeira, adereços, cantos, danças, contação de histórias e fantasias.
“A Pimpolhos da Grande Rio mergulhou com o Mumbuca Futuro nesse universo escolar. Estamos descobrindo uma forma diferente de comunicação com os alunos, que, ao mesmo tempo que se divertem, também despertam para linguagem artística e aprendem sobre essa festa popular”, afirmou a gerente geral da Incubadora Mumbuca Futuro, Adriana Ribeiro.
Mariana Figueiredo, gerente geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, disse que reunir as incubadoras nesse processo garante que o aluno tenha o seu primeiro contato com o mundo do Carnaval. “Essa festa popular é uma indústria que movimenta e alimenta centenas de famílias o ano inteiro. Se queremos formar e empreender nesse eixo, a porta de entrada é a escola”, ressaltou Mariana.
O desfile foi organizado pela Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com as secretarias de Economia Solidária e de Educação, que teve o apoio nesta oficina da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária e da Guarda Municipal.