Vermelhinhas

O que são?

Conhecidas como “vermelhinhas”, as bicicletas compartilhadas são de uso gratuito da população e estão integradas ao sistema público de transporte urbano da cidade, que assegura o direito à mobilidade.

Como funciona?

A reserva das bicicletas é feita gratuitamente, por meio do aplicativo “Vermelhinhas EPT”, mediante cadastramento do usuário pelo celular ou presencialmente, na sede da EPT (Rua das Gralhas, Lote 113, s/n. – Parque da Cidade – Maricá). Atualmente, são 250 bicicletas, distribuídas em 25 estações na cidade para a retirada e devolução.

O tempo máximo de utilização a cada retirada é de uma hora, de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, de duas horas. Em ambos os casos, o intervalo entre as sessões de uso é de 15 minutos. O usuário pode optar por devolver a bicicleta no mesmo local da retirada ou em uma estação diferente.

O sistema funciona de domingo a domingo, das 06h às 22h para retirada de bicicletas e “24h para devoluções”.

Quem pode usar?

Moradores e visitantes podem utilizar o serviço, desde que tenham feito o cadastramento e estejam em alguma das estações disponíveis, no horário de funcionamento.

Legislação

A Lei nº 2.862, de 20 de maio de 2019, criou o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas no município de Maricá.

História

As vermelhinhas entraram em operação em março de 2021. Desde então, tornaram-se um dos principais meios de locomoção na cidade. Charmosas, viraram patrimônio municipal e seguem promovendo o acesso à mobilidade, e ao lazer e à saúde física e mental.

O sistema de bicicletas compartilhadas trouxe junto com ele a expansão da malha cicloviária de Maricá, permitindo a moradores e visitantes circular pela cidade e utilizar as vermelhinhas não só para deslocamento, mas também para a prática de atividade física ao ar livre.