O Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Maricá como a cidade que teve o maior crescimento populacional dentro do estado do Rio de Janeiro. Com um número 54% maior de habitantes em relação ao último levantamento, feito em 2010, os novos moradores vieram de diversos municípios do entorno da cidade. De acordo com uma mostra do trabalho (que ainda está sendo realizado em campo), o Rio de Janeiro lidera a lista das cidades de origem com 33,05% dos novos moradores.
A seguir está o município de São Gonçalo (32,32%) e depois Niterói (14,88%). Os dados são do Censo da Cidadania, projeto realizado pela Prefeitura de Maricá, através do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR). Ainda na Região Metropolitana, Itaboraí, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, também figuram no recorte das dez cidades que mais enviaram habitantes. Araruama e Cabo Frio completam a lista, representando a Região dos Lagos.
“Observamos que o desenvolvimento socioeconômico da cidade tem atraído novos moradores. Esse é resultado das políticas públicas de Maricá. O fato é que temos uma gestão preocupada em cuidar da população, que busca entender as demandas para agir de maneira eficaz e garantir a dignidade dos maricaenses”, enfatiza o presidente do IDR, Romário Galvão.