
Moradores comemoram obra de pavimentação na principal via do bairro, que acabou com dificuldade de acesso
Não é só em Itaipuaçu que existe a sensação concreta de um novo tempo chegando. O bairro do Caxito também experimenta os benefícios de um conjunto de obras em andamento. A principal delas é a da estrada que dá nome à localidade, com aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão. A intervenção de drenagem e pavimentação ocorre em parceria com o governo do estado e, na etapa atual, está urbanizando a rotatória que fica na entrada do bairro, que vai virar uma praça de lazer para os moradores.
Além da estrada, diversas ruas estão recebendo pavimentação, como a Orestes Barbosa e a Orlando Silva. A dona de casa Cláudia Rodrigues, de 32 anos, pode caminhar com segurança com os dois filhos onde antes havia lama e muita sujeira.
“Com os caminhões passando direto por aqui só piorava a condição da estrada. Era muita lama, principalmente em dia de chuva, ficava difícil andar e para sair com as crianças também era complicado. Agora a minha rua também está asfaltada, melhorou bastante”, atesta Cláudia, que mora na Rua Orlando Silva.
Outro morador do Caxito que comemora as melhorias no Caxito é o frentista Sebastião Lopes Leite, de 49 anos. Ele conta que vive lá há 25 anos e que essas obras eram aguardadas havia décadas.
“Foi muito tempo aqui andando no meio da lama e, agora, a gente vê que temos uma obra muito bem feita, que está melhorando muito nosso bairro”, avalia ele, morador da Rua Carmem Miranda.
No bar onde Sebastião descansava, o dono do estabelecimento revelou um outro benefício trazido pela intervenção: o fim da poeira que incomodava seus clientes. “Não tem mais a lama e nem aquela nuvem de poeira que ficava aqui na frente, além de ter melhorado também para os clientes chegarem ao bar”, conta o comerciante André Moraes, de 37 anos, seis deles dedicados ao bar.
Mesmo quem não mora no Caxito garante que está satisfeito com as novas condições trazidas pelas obras. “Venho sempre aqui e acho que está tudo muito bom, o prefeito está de parabéns!”, congratula o aposentado Valdir Marques, de 60 anos, que mora em Itapeba, mas há anos frequenta o bairro.
Prefeito visitou obra na estrada
Em setembro, o prefeito Washington Quaquá caminhou pela Estrada do Caxito e vistoriou pessoalmente a obra. No mesmo local, ele visitou também o terreno de aproximadamente 100 mil metros quadrados onde serão erguidas 1.500 moradias, para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Durante o trajeto, ele também falou com moradores e ouviu palavras de satisfação de quem vive ali. Na ocasião, Quaquá solicitou à Secretaria de Assuntos Federativos que elaborasse um projeto para as ruas Orestes Barbosa, Via Local e Ataulfo Alves.
Em janeiro, a Secretaria de Obras de Maricá iniciou uma operação tapa buracos em diversas ruas do Caxito. Uma delas, a Rua Orestes Barbosa, recebeu camadas de asfalto e quebra-molas, para conter a velocidade dos veículos que passam por ali. O mesmo será feito na Rua Di Cavalcanti, transversal à Orestes Barbosa, onde cinco quebra-molas já estão sendo colocados.
Veja também: Obras em Itaipuaçu mudam a cara do distrito
https://www.marica.rj.gov.br/noticias/noticias.php?news=1368