A Prefeitura de Maricá abriu nesta sexta-feira (29/10) a terceira edição da Feira das Profissões, com 260 vagas de emprego oferecidas por 25 empresas privadas cadastradas no evento, que também reúne debates, palestras e estandes de empresas públicas e privadas, e de instituições de ensino técnico e universitário. A iniciativa acontece das 14h às 20h, no Esporte Clube Maricá, no Centro, e é aberta ao público.
A feira é uma oportunidade de conhecer as tendências do mercado e os participantes poderão descobrir vocações que possam aperfeiçoar seus currículos. O prefeito Fabiano Horta visitou os estandes, um ônibus equipado com ferramentas que promovem experiências lúdicas e interativas – projeto da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) – e conversou com os expositores e moradores.
“A feira está aprovada pela população de Maricá. Todo esse mundo empresarial da cidade está presente fazendo com que esse espaço seja um momento de encontro para discutir as oportunidades de trabalho em Maricá. Esse é o grande foco da feira que une qualificação e a necessidade vocacionar os nossos jovens para as profissões contemporâneas e tudo que o mercado oferece”, declarou Fabiano.
Marcus Bambam, secretário de Trabalho, destacou as parcerias com empresas cadastradas. “Estamos aqui com 25 empresas com 260 vagas de trabalho. Isso é acreditar num governo que tem uma economia solida com a moeda Mumbuca”, afirmou Bambam.
Também presente na abertura, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, reforçou que evento é a oportunidade para as pessoas de todas as idades buscarem qualificação, primeiro emprego ou a recolocação no mercado de trabalho. “As pessoas veem aqui a oportunidade de gerar renda e emprego nessa Maricá que cresce e se desenvolve a cada dia. Sejam todos bem-vindos e que essa Feira das Profissões seja mais uma vez um grande sucesso”, disse Hamilton.
Balcão de empregos
O balcão de empregos da Feira das Profissões está com 260 vagas disponíveis em 25 empresas privadas cadastradas, como uma grande rede de supermercados. Há oportunidades para auxiliar de produção, auxiliar de açougue, açougueiro, desossador, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, eletricista de máquinas industriais, motorista Munck, porteiro, carpinteiro, motorista de carreta, assistente de compras, operador de loja, jovem aprendiz, encarregado de perecíveis, operador prevenção e perda, encarregado de mercearia, ajudante de pátio, vendedor (a), manobrista, motorista de caminhão, confeiteiro, repositor de FLV, fiscal de caixa, operador de caixa, balconista de laticínios, cozinheiro, operador de mercearia, conferente, balconista de salgados, padeiro e ajudante de padeiro.
Mumbuca Verde
O primeiro dia teve painel no auditório 1 sobre a Mumbuca Verde, projeto da Codemar que é uma forma prática e eficiente de ajudar as instituições a compensarem os danos causados ao meio ambiente por conta de suas atividades econômicas. Em troca, os investidores têm retornos como a conquista do Selo Verde, que abre mais portas para seus negócios. O diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto, e a diretora de Operações da BMV Global, Pamela Pádua, explicaram sobre a preservação do meio ambiente e geração riqueza por meio da plataforma Mumbuca Verde.
“É uma iniciativa que está em sintonia com a área ambiental e econômica do Governo Federal, que vem discutindo uma transição ecológica para o Brasil. Esse projeto visa a resgatar uma nova economia chamada ‘bioeconomia’, a transição ecológica para uma nova sociedade. Com as áreas adquiridas pela Codemar, estamos preservando 530 hectares de mata e são essas florestas que vêm dar lastro para o nosso selo de sustentabilidade”, explicou o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto.
Representando a greentech BMV Global, Pamela Pádua, lembrou que eles buscam, através da Mumbuca Verde, educar as empresas, e o selo agrega valor à marca e aos produtos. “É uma credencial de acesso a créditos diferenciados perante os bancos, que agrega valor ao produto fidelizando clientes e eleva segurança ao mercado”, acrescentou.
Indústria da moda
No auditório 2, o painel abordou como a internet influência nas novas tendências da moda. A indústria é remodelada pelo digital e acelera o crescimento com comércio eletrônico, redes sociais/influencer, democratização da moda, feedback direto do consumidor, personalização, novas marcas, tecnologia vestível e educação online.
PIC e Qualifica Maricá
Já no auditório 3, a equipe do ICTIM apresentou uma palestra sobre o Programa de Iniciação Científica, que está na segunda edição e reúne 56 trabalhos científicos. Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 600 mensais para desenvolver projetos sobre formação de recursos humanos e vocações territoriais; compras públicas de inovação, aspectos legais e de ambientes de inovação; tecnologia da informação e inovação social; empreendedorismo social de base tecnológica; agricultura familiar e urbana, pesca e aquicultura, agroecologia; rede básica, cidadania e moeda social; saúde pública e cidadania.
Outro painel apresentado pelo ICTIM foi o Qualifica Maricá, programa de qualificação profissional com oferta de 1.350 vagas em 13 cursos gratuitos. As inscrições estão abertas e são realizadas somente no site www.qualificamarica.com.br até o dia 29/10, com sorteio no dia 30 deste mês. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino fundamental completo, com duração total de três meses e carga horária que varia de 160 a 280 horas/aula. Entre os cursos oferecidos, há opções em áreas de atuação como setor administrativo, construção civil, camareira, entre outras. O programa é realizado pelo ICTIM em parceria com a Secretaria de Trabalho.
Mobilidade e saúde
A plataforma de mobilidade MumbuCar e o Farmacopeia Mari’ká chamaram a atenção do público visitante, que pode entender melhor o funcionamento de cada. A equipe MumbuCar ensinou como baixar e já fazer o cadastro no app para o uso com a moeda social Mumbuca. Enquanto a Biotec Maricá, empresa subsidiária da Codemar, apresentou os produtos naturais e estudos que já estão sendo ofertados para o município pela Farmacopeia Mari’ká. O prefeito Fabiano Horta aproveitou para testar o spray de citronela, que já faz sucesso com a ação contra mosquitos.
Diversidade no mercado de trabalho
Com o tema “Trabalho, diversidade e inclusão”, foram levantadas diversas abordagens sobre o preconceito racial, de gênero e com Pessoas com Deficiências (PCD). No painel, a product manager Jennifer Lemos, que atua na equipe de Inovação da Codemar, com a CEO do Studio das Pretas, Camila Cristina Ribeiro Silvestre, e o colaborador do Banco Mumbuca Bruno Campos Macedo, falaram sobre políticas inclusivas para o mercado de tecnologia e inovação.
Serviço
3ª Feira das Profissões de Maricá
Data: de 27 a 29 de outubro
Horário: 14h às 20h
Local: Esporte Clube Maricá
Endereço: Rua Barão de Inoã, 172, Centro
Programação
Sábado (28/10)
14h – Abertura com vídeos da Codemar
14h30 – Painel 5: Economia Solidária – mediador Danilo Pitarello. Tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento” com Andrea Cunha (secretária municipal de Economia Solidária)
15h – Joaquim Melo (diretor da plataforma E-Dinheiro e criador do Banco Palmas)
15h30 – Manuela Mello (presidente do Banco Mumbuca)
15h30 – Palestra “As pessoas surdas no papel do futuro: Educação, Tecnologia e Acessibilidade” com Joaquim da Silva Júnior, doutorando em Gestão de Sistemas Complexos da UFRJ e presidente da Associação de Tecnologia de Inovações de Surdos.
15h30 – Palestra “Construindo um futuro sustentável: oportunidades de emprego e qualificação com o projeto Bem-Viver Alimentar em Maricá” com Cláudio Gimenez (presidente do ICTIM), Michelle Rodriguez (Açougue Vegano), Suzi Clementino (Empório I Piatti), Felipe Britto (Tomates do Brasil), Hélio Porto (Restaurante Escola) e Virlei da Silva (Cooperar).
16h30 – Painel 6: Inovação, Cultura e Desenvolvimento – mediador Danilo Pitarello. Debatedores: Renata Santos (UFRJ) e Laiz Peres Solis (Codemar)
18h – Debate
19h – Painel 7: Tecnologia e Políticas Públicas – Mosaico de Aplicativos – mediador Danilo Pitarello. Tema “Fábrica de aplicativos da Codemar: MumbuCar rumo à inclusão de serviços de mototaxistas” com Douglas Oliveira (secretário municipal de Transportes)
19h30 – Messias (liderança dos mototaxistas)
20h – Debate
20h30 – Encerramento
Domingo (29/10)
14h – Abertura com vídeos da Codemar
15h30 – Palestra “Maricá de olho no futuro” com o cineasta Silvio Tendler
16h – Painel 1:Tecnologia, Desenvolvimento e Trabalho – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá” com Edson Romão (Adaptideas)
16h30 – Martius Vicente (diretor da Faculdade de Administração da UFF)
16h30 – Palestra “A experiência Sanemar: Projetos e Metas” com Rita Rocha – arquiteta, urbanista, doutora em Demografia e presidente da Companhia de Saneamento de Maricá
17h – Palestra “Espetáculo: fora do eixo macro – tendência a Outono-Inverno 24” com Angélica Coelho, especialista em Industria Avançada Confecção 4.0 e bacharel em Design
18h – Painel 2:Tecnologia e Criação de Novas Empresas – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Parques tecnológicos e incubadoras de empresas” com Catarina Azevedo (responsável técnica da rede de incubadoras)
18h30 – Willian Higa (Codemar)
18h30 – Palestra “Mumbuca Futuro: o papel da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro no fomento à economia solidária no município” com Rayanne de Medeiros e Julia Fernandes
19h – Debate
19h30 – Encerramento