Agentes da Guarda Municipal recebem treinamento para usar armamento não-letal

Capacitação é obrigatória para 120 agentes que utilizarão as pistolas Spark Z2.0, conhecidas como “armas de choque”

sexta-feira, 26 julho 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão do Gabinete Integrado (Seop) iniciou, nesta quinta-feira (25/07), a capacitação de 120 agentes da Guarda Municipal que utilizarão o armamento não-letal adquirido pela corporação. Além dos dispositivos elétricos incapacitantes (conhecidas como “armas de choque”), os guardas também estão recebendo orientações de como utilizar os espargidores com gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

A primeira parte da aula foi teórica. Os agentes receberam informações técnicas acerca do funcionamento tanto da pistola Spark Z2.0, modelo do equipamento adquirido, quanto dos espargidores. Instruções de uso do material também foram passadas e aperfeiçoadas na aula prática à tarde, quando os guardas puderam manusear os materiais e aprender, na prática, a forma correta de utilização.

Tanto as pistolas Spark Z2.0 quanto os espargidores são auditáveis. Em caso de uso, os agentes precisarão preencher relatórios acerca da situação. “As pistolas são digitais e completamente auditáveis. Nós sabemos qual servidor vai fazer a utilização das armas não-letais, acompanhamos a localização dos disparos por GPS, dia e local. Não há a possibilidade de burlar o sistema. Para os espargidores, temos balanças de ultra precisão. A cada retirada e devolução, os tubos serão pesados e verificado se houve ou não uso pelo agente”, explicou o secretário de Ordem Pública, Julio Cesar Veras.

Técnicas de comunicação não violenta serão praticadas antes da utilização do armamento não letal. “O curso de capacitação está sendo ministrado para que os agentes saibam qual é o protocolo a ser seguido. O armamento, seja a pistola, seja o espargidor, é o último dos recursos. Esse instrumento chega para proteger o servidor e a população. A gente vai capacitar, ao todo, três turmas. Vamos formar, também, três guardas municipais – chamados de multiplicadores – que vão atuar também na formação do restante da tropa”, informou o comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo dos Santos.

As pistolas tem vida útil de cinco anos, enquanto as baterias dos equipamentos têm vida útil de dois anos. Os dardos podem atingir alvos a até seis metros de distância. A descarga elétrica é incapaz de provocar alterações cardíacas graves, mesmo em cardiopatas. “Essa é uma arma de incapacitação neuro-muscular com a finalidade de proporcionar, por meio de contrações musculares, a interrupção de uma atitude delitiva. Durante cinco segundos, a pistola emite uma frequência elétrica capaz de inabilitar um infrator”, explicou Ricardo Soares, coordenador de treinamento da Condor Tecnologias Não-Letais, fabricante dos equipamentos.

Já os espargidores de pimenta e lacrimogêneo tem ação imediata, provocando o fechamento involuntário dos olhos e intensa sensação de ardência nos olhos, boca, nariz e garganta. Cada agente receberá um espargidor “mini”, de uso individual, enquanto as equipes receberão sprays de maior alcance, utilizados para controle de grandes grupos.