O segundo dia da Feira das Profissões de Maricá, evento que a Prefeitura realiza no Esporte Clube Maricá, no Centro, contou nesta sexta-feira (18/11) com diversos workshops, palestras e debates sobre o mundo do trabalho, atraindo moradores que buscavam novidades e informações vagas de empregos na cidade. A feira acontece até este sábado (19/11), das 14h às 22h.
Entre as atrações nos estandes e no auditório, foram apresentadas palestras sobre inclusão digital no ensino, o panorama da empregabilidade e as carreiras em tecnologia da informação, a economia na cidade, carnaval como caminho do desenvolvimento, avanços na infraestrutura do esgotamento sanitário do município, entre outros temas.
Diretor de Inovação e Científica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Claudio Jimenez apresentou um painel do programa Bem Viver Alimentar onde foram discutidos os tipos de profissionais de agricultura estarão atuando na cidade nos próximos anos.
“A educação alimentar e a utilização de alimentação saudável são de fundamental importância no município. E são esses profissionais que vão permitir que o município consiga produzir alimentos saudáveis, agroecológicos e orgânicos. O mercado de trabalho clama por esses profissionais e a feira tem um papel de grande importância na identificação desses caminhos. É através dessa identificação que o município pode planejar que ofertas de cursos possam ser estabelecidos, para que o município mantenha o seu profissional no município, fortaleça a agricultura e consiga ofertar produtos de qualidade para a sua população”, explicou.
O painel do ICTIM contou com a participação de representantes da Cooperar, Restaurante Escola, Empório I Piatti, Tomates do Brasil e Açougue Vegano, que falaram sobre suas atividades como parceiros do projeto.
Moradores buscam garantir uma vaga de emprego
Entre o público presente, Marcos Vinícius Petrowsky, 19 anos, e Lenilda Rocha, 51 anos, tinham algo em comum. Ambos procuraram a feira em busca de novas oportunidades de emprego.
“Eu vim aqui hoje para saber sobre vagas de emprego, porque nós, jovens, não temos muitas oportunidades, justamente porque não temos a experiência, que é exigida na maioria dos empregos. Então, eu vim para ver como seria aqui”, contou Marcos, que mora no Jardim Interlagos e está desempregado há pouco mais de um mês.
“Eu faço um curso na área de recursos humanos do projeto Qualifica Maricá de Itaipuaçu e o professor nos motivou a vir conhecer o evento, porque ele sabia que teria exposições de projetos de várias empresas. Seria importante que nós viéssemos saber o que eles fazem e como fazem. Pessoas como eu estão desempregadas, que pudessem trazer currículo. Então, para mim está sendo muito legal, uma forma de conseguir entrar no mercado de trabalho”, declarou a moradora de Itaipuaçu, Lenilda Rocha.
No local, também estava a jovem Brunna Dantas, 18 anos, que aguardava ansiosa por informações sobre uma vaga de estágio na área de engenharia civil.
“Eu soube do estágio de engenharia civil que é uma área muito concorrida para as mulheres, porque a gente não tem tanto espaço. Então, eu vim em buscar dessa vaga específica. Trouxe currículo, diploma e estou muito confiante”, disse a jovem moradora de São José do Imbassaí.
Para Ulli Castro, 28 anos, de Zacarias (Barra de Maricá), a oportunidade de conhecer a Feira das Profissões foi possível graças a um amigo, que lhe enviou um vídeo com convite do evento.
“Eu vim para dar uma olhada, ver quais são as empresas que estão atuando em Maricá, qual seria o propósito dessas empresas e para conhecer mesmo o espaço. Minha área é de arte e saúde mental e eu vi que tem algumas faculdades aqui, mas ainda estou pesquisando”, revelou.
O impacto do transporte tarifa zero nas relações econômicas da cidade
Ainda durante o evento, aconteceu palestra com tema “O impacto do transporte tarifa zero nas relações econômicas da cidade” que teve participação do presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad e da arquiteta em Urbanismo, MBA em gestão e negócios de arquitetura pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, Luciana Postiço.
Diversos assuntos foram abordados pelo gestor da EPT, como a história da empresa, a prestação do serviço na cidade, os resultados da tarifa zero nas políticas públicas dos modais de transporte, os impactos no desenvolvimento de Maricá, entre outros.
“Foi a partir de 2017 que a empresa começou a mostrar para a população o direito que ela tem, que está previsto em nossa Constituição e precisa ser cumprido, assim como a saúde, a educação e a moradia. Uma luta iniciada pela cidade de Maricá desde 2014”, iniciou Celso, que apresentou os números de pessoas atendidas com os vermelhinhos e as vermelhinhas.
Haddad ainda destacou os impactos positivos da gratuidade no transporte para os moradores e visitantes da cidade. “Chegamos a 3,4 milhões de deslocamentos por mês, que dá mais ou menos 110 a 115 mil deslocamentos por dia a custo zero. Numa família de quatro pessoas, esse valor faz muita diferença. E não é limitado apenas a quem mora na cidade, é direito também de quem visita Maricá. As vermelhinhas também contam com números espetaculares nesses últimos dois anos. Temos mais de 100 mil viagens e 60 mil cadastros feitos. Ou seja, os dois modais são importantíssimos para o dia a dia da cidade. Nosso desafio é melhorar ainda mais esse que é um direito de cada um”, concluiu Haddad.
Confira a programação de sábado (19/11)
Auditório Principal
17h – PAINEL 10: Mercado Promissor e as novas profissões
Rejane Leal – Pós graduada em gestão estratégica de vendas, formação máster coach, inteligência emocional, programação neurolinguística, analista comportamental, analista em eneagrama, mentora de negócios, especialista em Instagram, treinadora e palestrante
18h – Encerramento com apresentação da cantora Lavínia Guimarães
Workshops
14h – Alimentação e Vida Saudável – Universidade de Vassouras
Facilitadora: Vanessa da Silva Tavares Rodrigues – Professora de nível superior, Pós graduanda: Cefito UFRJ (fitoterapia), Mestrado e doutorado: Fisclinex UERJ (fisiologia endócrina)
15h – Módulo 09: Teste Vocacionais e sua importância
Facilitadora: Fátima Denise Da Silva Nunes – Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Concluiu especializações em psicopedagogia clínica (1994-1996) e orientação vocacional (2016) pela UERJ. Possui longa experiência em gestão de instituições de ensino, com ênfase no apoio e desenvolvimento psicopedagógico de alunos de diversas idades. Atualmente é Psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Vassouras, campus Maricá
16h – Módulo 10: O novo mercado de vendas e suas estratégias
Facilitadora: Rejane Leal – Pós graduada em gestão estratégica de vendas, formação máster coach, inteligência emocional, programação neurolinguística, analista comportamental, analista em eneagrama, mentora de negócios, especialista em Instagram, treinadora e palestrante
18h – Encerramento com apresentação da cantora Lavínia Guimarães
Sala Multiuso
14h – Orientação Vocacional – Unopar
Adriana Monteiro – Especialista em Ginástica Cerebral
15h – Novembro Azul Conscientização