Assistência Social amplia atendimento para PcD com novo Sarem II

Espaço visa suprir a alta demanda e atender mais distritos

sexta-feira, 19 julho 2024

Fotos: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, entregou nesta sexta-feira (19/07), o segundo Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá (Sarem II). O órgão público municipal foi criado para atender crianças, adolescentes e jovens com deficiências e fica na Rua Clarice Lispector, lote 136 A, quadra 05, Km 24, em Ponta Grossa. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades e funcionários do local.

Com o intuito de suprir a alta demanda e atender mais distritos, o espaço terapêutico é voltado para pessoas com deficiência que estimula os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. A área possui cerca de 250m², com 16 salas de atendimento, e capacidade de atendimento para 500 assistidos, que já estão destinadas as crianças da lista de espera do Sarem I, no Centro.

O prefeito Fabiano Horta esteve presente na solenidade, e destacou que o Sarem é um avanço na conquista dos direitos das crianças PcD do município. “Eu pude observar com muita clareza um olhar de alegria e de esperança em cada um de vocês. Nosso objetivo aqui é construir um local de cuidado e suporte para as nossas crianças e toda população da cidade. Maricá é a referência que é porque entende que cuidar de todas as dimensões da vida humana faz daqui uma cidade mais feliz e que pensa em todos”, acredita.

O novo espaço contará com os mesmos serviços de atendimento já ofertados no Sarem I. O local atende crianças de até 12 anos com deficiências física, intelectual, visual, auditiva, de locomoção, autistas em diferentes classificações, pessoas com Síndrome de Down, entre outros. As margens da RJ-106, o espaço contará com um carro cedido pela Secretaria de Assistência Social para transportar e dar segurança às crianças.

“A estrutura do Sarem I não contemplava toda a demanda e necessidade da população. Nós temos uma fila grande de espera de crianças para atendimento com autismo e outras deficiências, então era necessário a inauguração desse espaço, assim exercendo essa cidadania para as pessoas assistidas”, disse o secretário de Assistência Social, Thiago Ribeiro.

Vale destacar que o local possuirá sala de audiometria e testes de processamento auditivo central, sendo pioneiro no fornecimento destes serviços no município de Maricá.

Maria Beatriz Bastos, coordenadora geral do Sarem II, fisioterapeuta. “Esta é uma grande conquista, porque nós vimos a necessidade de ampliar os nossos serviços diante do crescimento da população, além de oferecermos serviços que não tem em outros lugares”, completou.