Assistência Social e Cidadania atua para recolocar pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

Nove assistidos dos abrigos municipais foram encaminhados para vagas de empregos só no primeiro trimestre deste ano

segunda-feira, 28 abril 2025

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, encaminhou para o mercado de trabalho nove assistidos dos abrigos municipais só no primeiro trimestre deste ano. São pessoas em situação de rua que tiveram uma segunda chance com as intervenções do Núcleo de Apoio Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Napad), que tem por objetivo principal possibilitar que esses indivíduos não retornem à condição de rua no espaço público da cidade, através da conquista de uma vaga de trabalho.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Carlos Azevedo, a reinserção ao mundo do trabalho é fundamental para que essas pessoas retomem suas vidas. “Temos ampliado a atuação da Assistência sempre trabalhando pelo aspecto da cidadania e compreendendo que o indivíduo, por alguma razão, se encontra em situação de rua muitas vezes até pela falta de emprego. A retomada da dignidade para essas pessoas, em sua grande maioria, passa pela oportunidade de recomeçar a vida, garantir um emprego, alugar uma casa e viver a vida longe das ruas, que não é a opção para a maioria”, afirmou o secretário.

A técnica de referência do Napad, Edwiges Anacleto, conta, por sua vez, que o apoio de duas empresas da construção civil que atuam aqui em Maricá foi fundamental nesse sentido. “Fazemos o acompanhamento contínuo nos primeiros meses de experiência. Conversamos com a gerência para obter retorno sobre o desenvolvimento do trabalhador e o resultado vem sendo positivo”, diz.

Ainda segundo ela, o trabalho tende a avançar, agora com mais três usuários encaminhados para entrevistas e oportunidades de emprego ainda neste mês de abril. “Nós procuramos conhecer o histórico profissional da pessoa antes de ela ter caído em contexto de vulnerabilidade, ajudamos a preparar o currículo e buscamos contato com possíveis empregadores”, explica.

Além do acesso ao mercado de trabalho, os cidadãos acompanhados pela assistência recebem suporte de oficinas voltadas para a empregabilidade, como também apoio e direcionamentos aos serviços de saúde mental e ao serviço de atenção psicossocial, conforme se apresente o caso.

 

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir