Assistido do Abrigo Mumbuca volta para casa, no Espírito Santo

Equipamento conta com rede integrada de apoio a quem vive em contexto de vulnerabilidade

segunda-feira, 14 abril 2025

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou mais um recambiamento de pessoa em situação de rua essa semana. Marcus Vinicius dos Santos, de 30 anos, mineiro de Esplendor que foi recambiado para Colatina, no Espírito Santo, onde atualmente vive a família do homem.

Para isso, foi fundamental o contato com a mãe, por intermédio do trabalho articulado da equipe profissional do Centro Pop e da Casa Abrigo Mumbuca, que conta com uma rede integrada de apoio a quem vive em contexto de vulnerabilidade – caso de Marcus.

Segundo a subcoordenadora do Centro Pop, Dayse Almarindo, já era a segunda vez que ele passava pela cidade. “Marcus esteve com a gente em maio de 2024, vindo de Cabo Frio, seus documentos tinham sido roubados, demonstrou interesse em retornar aos estudos e chegou a ser encaminhado para o CapsAD. Inteligente, alegre, mas, de repente, se desligou por ele mesmo sem avisar”, diz.

Ainda segundo Dayse, no início do ano, ele reapareceu buscando pernoite de novo, agora vindo de Niterói e, mais uma vez, sem documentos. Também estava debilitado, com uma crise de bronquite. Um trabalho de convencimento foi realizado pelas psicólogas do equipamento, visando convencê-lo a regressar para perto da mãe.

“Nós aqui do Centro Pop, e os da Proteção Social Especial também, somos comprometidos com a ética institucional e atentos às particularidades de cada indivíduo, que tem seus sonhos, seu projeto de vida. São pessoas com suas próprias histórias, querendo melhorar, se verem livres do estigma de coisa ruim”, ressalta.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir