A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realizou nesta sexta-feira (22/11) mais uma edição do Baldinho do Bem. Cerca de 160 voluntários doaram 741,7 kg de resíduos orgânicos de alimentos, como cascas de legumes, ovos, frutas e borra de café, para transformação em adubo. O projeto atingiu a marca de 18,24 toneladas compostadas, reduzindo o impacto ambiental e conscientizando a população sobre a importância do descarte adequado e do reaproveitamento de materiais.
Quem passou pela praça agroecológica de Araçatiba também pode participar da oficina com Rozana Marques sobre a produção de pão artesanal com fermentação natural, uma técnica que une sabor e sustentabilidade. A atividade contou com 31 participantes com degustação e sorteio de massas de pão.
Baldinho do Bem
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento realiza na praça agroecológica de Araçatiba a Agricultura Circular, onde 1.400 voluntários cadastrados no projeto de compostagem Baldinho do Bem doam resíduos de alimentos crus (cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo), que são transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos nos jardins comestíveis de Maricá. Como incentivo, os voluntários recebem sementes para plantio e as culturas colhidas na praça, como hortaliças, legumes, frutas, ervas e pimentas. Em quase dois anos, a iniciativa atingiu a marca de 18,24 toneladas compostadas com os alimentos doados.