Equipe do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), projeto de vida da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maricá, acompanhou na quarta-feira (22/01), um casal de idosos que tentavam recuperar os próprios pertences pessoais e emitir registros de nascimento no cartório de Cabo Frio, cidade em que nasceram.
A iniciativa, que acolhe, orienta e acompanha indivíduos em vulnerabilidade social, busca fazer a documentação das pessoas, promovendo dignidade e acesso aos serviços sociais do município. A idosa de 67 anos, nascida em Cabo Frio, abandonou sua moradia por medo de conflitos e o idoso de 62 anos chegou a Maricá após as enchentes do Rio Grande do Sul, onde perdeu todos os pertences.
O casal foi acolhido na mesma época no espaço do Centro Pop, onde permaneceram por 17 dias e foram para a casa que escolheram. “Foi uma grande alegria poder proporcionar isso para essas pessoas. Para isso, o projeto foi criado e vem dando certo”, explicou a coordenadora do Centro Pop, Suellen Cunha.
Sobre a secretaria:
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem o compromisso de promover a dignidade humana, o acesso a direitos fundamentais e à justiça social. Fortalecer a cidadania e a qualidade de vida dos que precisam.