
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, apreendeu e/ou recuperou, em apenas cinco dias, seis veículos com o auxílio das câmeras de monitoramento do Centro de Integração de Operações em Segurança Pública (Ciosp). As ocorrências – que aconteceram entre os dias 03/04 e 07/04, em diferentes bairros – foram atendidas por policiais militares.
As ações fazem parte de uma importante estratégia de segurança pública do município, que conta com 774 câmeras distribuídas por pontos estratégicos, operando 24 horas por dia. O 190 Integrado realiza a análise em tempo real das imagens e integração com as forças policiais. A plataforma também aciona imediatamente as equipes responsáveis para interceptação e averiguação do veículo.
A cidade conta com diversas câmeras CFTV, responsáveis pelo monitoramento, e outras do tipo OCR, que fazem a leitura das placas e o cruzamento dos dados com a secretaria. Desta forma, em uma das ocorrências, o Ciosp informou aos agentes que estavam em patrulhamento sobre um veículo com suspeita de ser clonado trafegando pela cidade.
Nesta segunda-feira, a equipe de plantão no Ciosp foi alertada sobre um veículo com restrição de furto/roubo entrando na cidade pela Serra do Mato Grosso, que marca os limites de Maricá e Saquarema. Emitido o alerta, os agentes localizaram o automóvel na rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Condado.
Já na última sexta-feira (04/04), a equipe de plantão no Ciosp informou aos agentes do Proeis sobre outro carro clonado passando pela Avenida Itaipuaçu, sentido Estrada dos Cajueiros, próximo à Rua 86. Após o alerta, os agentes localizaram o veículo na Rua 87 entrando na garagem de um imóvel e realizaram abordagem. O motorista foi preso em flagrante.
Com o 190 Integrado, Maricá fortalece a confiança da população nas ações de segurança pública e garante um atendimento mais rápido, eficaz e transparente. A tecnologia também apresenta agilidade e eficiência para localizar e recuperar os veículos.
Centro Integrado de Operações em Segurança Pública
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tem, atualmente, 774 câmeras espalhadas pelos quatro distritos de Maricá: Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Deste total, diversas são de CFTV, responsáveis pelo monitoramento, e outras do tipo OCR estrategicamente posicionadas em 64 pontos do município.
O local funciona 24 horas por dia e tem ajudado a solucionar crimes – inclusive em outros estados. Instituições de todo Rio de Janeiro solicitam imagens para solucionar casos. Os pedidos são protocolados por diversas delegacias da região (inclusive especializadas), órgãos de segurança, além de outros departamentos. O Ciosp é integrado com os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e policiais da 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar (responsável pelo policiamento da cidade).