Parte da equipe do filme, o diretor Marco Abujamra e a produtora Mariana Marinho estiveram presentes na sessão de abertura do Cine Quintal. O protagonista do documentário, Leonel Brizola, foi o responsável por realizar o projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), idealizado por Darcy Ribeiro.
De acordo com Abujamra, a parceria de Brizola e Darcy Ribeiro foi algo que o fascinou desde o início da pesquisa do documentário.
“É uma pena não caber tudo em filme de 90 minutos. Mas eu acho que a educação, que é o grande ponto, o foco principal talvez da vida do Darcy, está muito presente, está muito bem representada no filme. Então é muito emocionante estar aqui conhecendo a casa em que ele morou em Maricá”, afirmou Marco.
A produtora Mariana Marinho contou que, no processo de pesquisa do documentário, eles conversaram com muitas pessoas ligadas aos CIEPS, como professores, animadores e ex-alunos.
“Darcy foi de extrema importância na trajetória de Brizola. Para eles, todos teriam direito à educação, mas não só na questão formal. Os dois acreditavam que a educação também tinha a ver com os saberes de cultura, as vivências e os saberes populares”, analisou Mariana.
Depois da sessão, os espectadores participaram de um bate-papo com o diretor Marco Abujamra e a produtora Mariana Marinho.
Cultura e educação
A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) é a responsável pela construção e concepção do Museu Casa Darcy Ribeiro.
Segundo o diretor de Economia Criativa da companhia, Sady Bianchin, a ideia do Cine Quintal é trazer temas que repercutam a questão do cinema como registro da memória viva da própria relação com a obra do povo brasileiro de Darcy Ribeiro.
“Hoje a gente inaugura o Cine Quintal retratando essas diversas fases do Brizola e, principalmente, uma relação direta de Darcy Ribeiro com o político. As ideias de Darcy Ribeiro foram incorporadas pela política do Brizola”, explicou Sady.
O diretor de Inovação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Ciro Torres, esteve presente no evento e afirmou que o Cine Quintal é importante para dialogar a cultura, com a educação e a história.
“É muito importante a gente estar na Casa Darcy Ribeiro, que foi o local em que ele escreveu ‘O Povo Brasileiro’ para discutir a educação e a história com o filme ‘Brizola’”, disse Ciro.