A Companhia de Desenvolvimento da Maricá (Codemar) está incentivando o turismo de inovação social na cidade. Nesta quarta-feira (11/12) moradores do município do Rio de Janeiro visitaram a sede da Codemar, além de alguns dos projetos hoje comandados pela instituição, como o Aeroporto de Maricá e o Centro de Inovação em Aquicultura de Maricá (Ciamar). A iniciativa acontece em parceria com a Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).
O objetivo é mostrar as instalações dos projetos focados em políticas públicas da cidade. Para o diretor de Economia Solidária e Responsabilidade Social da Codemar, Eugênio Soares, essa implantação é uma orientação do prefeito Fabiano Horta e do presidente da Codemar, Hamilton Lacerda.
“A gente está trazendo pessoas de fora, de vários lugares do país, e hoje, os moradores do Rio de Janeiro, estão conhecendo as experiências bem sucedidas de Maricá. O turismo de inovação social, é um nicho de mercado, e a Codemar, que trabalha com desenvolvimento econômico na cidade, está atenta a isso. Estamos mostrando vários projetos para que Maricá continue sendo uma referência de políticas públicas no Brasil e fora do Brasil também”, disse.
A guia de turismo da AGM, Karla Miranda, destacou que é bom os turistas buscarem saber sobre o desenvolvimento do município, porque abre um leque grande de atrações do turismo da cidade, para entretenimento, cultura, mas também investimentos e trocas de conhecimento.
“A gente já trabalha bem o ecoturismo, o turismo de aventura, o turismo cultural, o turismo gastronômico e as festas. Então, agora a gente está também fazendo esse turismo de base comunitária, um turismo que a gente consegue mostrar a parte do desenvolvimento da nossa cidade”, comentou.
Uma Maricá atrativa em todos os sentidos
O grupo conheceu as instalações da Codemar e do Ciamar. Conheceram mais sobre os projetos Mumbuca Verde, Lagoa Viva, Hotel Maricá e outros. Estiveram no Aeroporto de Maricá, onde se encantaram com o Voa Maricá, principalmente os benefícios voltados para os munícipes inscritos no programa Renda Básica Cidadania (RBC).
A jornalista Maria Luiza Busse, foi uma das integrantes do grupo. Ela que é aposentada e hoje trabalha de forma independente, já escreveu diversos artigos sobre a cidade mostrando grandes iniciativas da prefeitura.
“Estive aqui na primeira gestão do Quaquá e lembro que saí daqui encantada. Tinha uma pracinha comunitária que fui conhecer antes das iniciativas da gestão e fiquei com o pé cheio de lama, quando voltei aqui era uma horta. Escrevi uma matéria falando sobre as ações do município que saiu na Deutsche Welle – emissora internacional da Alemanha que transmite programas de televisão, rádio e online para todo o mundo. Hoje, conheci lugares que não conhecia, como o Aeroporto de Maricá, e me lembrei muito de uma região da Venezuela, Falcón, que é muito interessante e tem uns conselhos comunitários que já fiz cobertura”, comentou a jornalista.