A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) integra a comitiva maricaense que está representando o município na Feira Internacional de Turismo (Fitur) 2025, que acontece em Madrid, na Espanha. É no evento, um dos maiores do setor no mundo, que a cidade está sendo apresentada a potenciais investidores e turistas. O Brasil é o país homenageado desta edição, e Maricá se destaca no estande nacional. Liderado pelo prefeito Washington Quaquá, o grupo que inclui a Codemar e órgãos da Prefeitura está apresentando projetos estratégicos e o potencial do município no turismo.
A presença da cidade na feira já tem saldo positivo, com a assinatura do termo de colaboração para a instalação do parque temático Puy du Fou, que tem sedes na Espanha e França. A Codemar também visitou uma usina de dessalinização na cidade espanhola de Alicante em busca de alternativas para o abastecimento de Maricá. É esperado um público de 250 mil pessoas passando pela feira até o domingo (26/01), quando termina. Ao todo 9,5 mil empresas, de 156 países estão expondo no local.
“Com a chegada do Puy Du Fou, damos o primeiro passo para transformar Maricá em um dos maiores polos turísticos do mundo, com a expectativa de atrair três milhões de visitantes por ano. O futuro de Maricá já começou!”, afirmou Quaquá após a assinatura: “Contrato com um dos maiores parques temáticos da Europa, que atrai milhões de turistas anualmente na França e na Espanha”.
O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, que faz parte da comitiva, avaliou a presença internacional como uma oportunidade de negócios e também de aprendizado:
“A Fitur é a maior feira de turismo do mundo. Estamos aqui numa parceria com a Federação de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, com todas as possibilidades para se fazer um turismo sustentável. Um turismo que vai gerar emprego e renda para nossa cidade. O prefeito Washington Quaquá tem proposto muitas iniciativas para fomentar o turismo, a cultura e o esporte. A gente vem para esta feira para mostrar o que nós temos de melhor em Maricá, mas também para aprender novas formas de se desenvolver o turismo”, afirmou Lacerda.
Vale destacar que a Codemar tem investimentos diretos no turismo, com a construção de um hotel de 166 quartos e mais três torres de escritórios ao lado do aeroporto, que também é operado pela companhia.
Soluções
A visita à Espanha também foi em busca de opções para a solução de um dos maiores entraves para Maricá: o abastecimento de água. O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, visitou, acompanhado do secretário de Governo Arlen Pereira e do deputado estadual Renato Machado, uma usina de dessalinização de água na cidade costeira de Alicante.
“A Espanha é um país que utiliza muito a dessalinização de água do mar para produzir água potável para as pessoas e também para as indústrias. Aproveitamos a nossa estada aqui para ir até Alicante, na costa do Mediterrâneo, onde conhecemos usinas para este fim. A água processada é injetada na rede pública da cidade de cerca de 400 mil habitantes. A gente precisa ter uma fonte abundante de água potável para promover o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, explicou Lacerda.
Agora a Codemar fará estudos de viabilidade econômica, técnica e financeira sobre a tecnologia para a cidade.
Turismo de negócios
Além do potencial turístico, reforçado pelos planos de construir um complexo hoteleiro na orla de Itaipuaçu, e de complexos com foco em samba e museus, há uma categoria mais específica que pode ser atendida por investidores internacionais: os turistas de negócios. Maricá se destaca pela sua posição privilegiada como porta de acesso aos poços do pré-sal, ao Complexo de Energias Boaventura (antigo Comperj) e ao gasoduto Rota 3, além do futuro Porto de Jaconé.
Sustentabilidade e políticas públicas
Na Fitur, Maricá destaca as políticas públicas implementadas desde 2008, como o transporte público gratuito e a Moeda Social Mumbuca, que incentivam o consumo local e promovem inclusão social. Essas iniciativas ajudaram a cidade a alcançar o posto de oitava maior economia do Brasil, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 85 bilhões.
Maricá apresenta um portfólio variado para atrair um público internacional, com cenário natural que combina praias paradisíacas, turismo rural, ecoturismo, gastronomia e cultura.
A Fitur
A participação de Maricá na Fitur busca o posicionamento do município como um destino global em ascensão. A feira, que funciona como uma vitrine para o mercado internacional, oferece a oportunidade de consolidar parcerias estratégicas e abrir novos mercados. A 45ª edição da Fitur marca a consolidação de Maricá como um exemplo de cidade com turismo sustentável, desenvolvimento econômico e inovação.