Cortejo para Iemanjá destaca diversidade cultural na programação do Museu Casa Darcy Ribeiro

Atividade de verão apresentou espetáculos e celebração pelo dia do orixá. Infraestrutura de uso gratuito na Praia de Cordeirinho permanece até março

segunda-feira, 3 fevereiro 2025

foto: Paulo Ávila

O Museu Casa Darcy Ribeiro promoveu um cortejo simbólico e comemorativo pelo Dia de Iemanjá, neste domingo (02/02), dando destaque à personagem religiosa que faz parte da rica e diversa cultura brasileira. Um espetáculo embalado por declamação de poesias, músicas, danças e ritos de matrizes africanas e ameríndias foi apresentado pela Companhia Brasileira de Mystérios e Novidade.

Encantando os visitantes pela riqueza de detalhes nas indumentárias e dramatização, o cortejo teve início no final da tarde na rua do museu e teve continuidade no jardim da casa à beira mar. A diretora da Companhia Brasileira de Mystérios e Novidade, Lígia Veiga, destacou que a encantaria “Sereia do Mar”, a apresentação, foi criada especialmente para a Casa Darcy.

“Darcy Ribeiro era um grande professor e um grande apaixonado pela cultura brasileira e a gente não podia fazer menos. Então a gente juntou várias canções de Iemanjá e vários pequenos textos falando sobre a rainha do mar. A gente parte de algum tema que nos é muito rico da cultura brasileira para criar uma trajetória, uma narrativa, uma pequena fabulação sobre o que nos nutre, move e afeta”, comentou.

Lígia lembrou que o grupo carrega a bandeira da paz, das artes, ciências e espiritualidades. “É um trabalho que a gente faz com arte pública, que é para todos e sem nenhuma discriminação”, disse.

Respeito às diversidades

Para o morador do bairro Jardim Interlagos, Gerson Guilherme, que se apresentou com seu nome candomblecista: Odelanter, o caçador das matas de Oxóssi, os diversos tributos à Iemanjá, no dia, fazem parte da busca pelo combate à intolerância religiosa e respeito às diversidades do Brasil. Ele que mora há 2 anos e frequenta a cidade há 20, disse que sente orgulho de viver em Maricá.

“Aqui a prefeitura respeita os moradores e suas diferenças religiosas. Ela investe na Marcha para Jesus, que é maravilhosa, mas também investe no Dia de Iemanjá. Essa diversidade, principalmente essa mudança de pensamento tem que existir na cabeça de cada cidadão, não só maricaense, mas do país inteiro. Tomara que esses movimentos refletem para que todas as pessoas possam compreender que o respeito é a parte mais importante da nossa vida”, comentou Odelanter.

Programação Verão no Museu

O “Verão no Museu” acontece todo fim de semana até o dia 30 de março no museu Casa Darcy Ribeiro sempre com uma atração artística musical e infraestrutura de uso gratuito na faixa de areia em frente ao espaço cultural com piscinas, chuveirão, cadeiras e guarda-sóis. O museu é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e da Prefeitura de Maricá com gestão do Circo Crescer e Viver.

A iniciativa reafirma o compromisso do Museu Casa Darcy Ribeiro como um espaço de convivência e cultura, promovendo acesso democrático ao lazer e à arte. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos podem ser retirados com antecedência pela internet.

Programação de sábado

No sábado (1º/02), Fróes e Banda subiram ao palco para entregar o seu repertório inspirado em Jorge Ben Jor e Bebeto, numa mistura de sambalanço com música brasileira . O público ainda aproveitou canções de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Saulo em meio a músicas de autoria própria do artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir