Defesa Civil promove curso de hidrologia aplicada a gestão riscos de desastres

Capacitação acontece até o dia 27/10 e reúne autoridades e técnicos de vários municípios da Região Metropolitana e também de outros estados

quarta-feira, 25 outubro 2023

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realiza até sexta-feira (27/10) ciclo de palestras sobre Hidrologia Aplicada à Gestão Integrada de Riscos de Desastres, na Escola de Governo de Maricá (Emar), no Centro. A capacitação reúne agentes e autoridades da Defesa Civil de Maricá, Macaé, Rio Bonito, São Gonçalo e do estado do Acre, no Norte do Brasil.

Com duração de 40 horas, o curso aborda diversos temas e conceitos, como risco de ocorrência de desastres, dimensões da vulnerabilidade, ações estruturais e não estruturais, estratégia de mapeamento, nova agenda urbana, áreas sujeitas à inundação e alagamento na cidade de Maricá, entre outros aspectos.

Troca de experiências entre os profissionais

Atento às informações passadas pela professora Alessandra Conde de Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o técnico da Defesa Civil do Acre, Marcos Coutinho, de 29 anos, falou sobre a troca de experiências entre os estados. “Isso é importante porque conhecemos a realidade de outros municípios e trazemos a realidade do nosso estado, pois são diferentes em alguns aspectos. Lá não temos tantos apoios como existem aqui.  A Defesa Civil de Maricá é exemplo para o Brasil. Pegamos o esboço das ações daqui para levar ao Acre e tentar sempre nos capacitar cada vez mais”, afirmou.

Arquiteto e analista de infraestrutura e urbanismo da Defesa Civil de São Gonçalo, Jorge Borges destacou a ciência como um dos fatores principais para mitigar os desastres.

“Juntar o acadêmico com o prático é fundamental. Fico feliz em saber que tem uma geração muito mais bem preparada e que tem um sonho de fazer algo melhor. Isso é essencial. Fui estagiário em 1985 e naquela época não tinha um major bombeiro, por exemplo. Essa análise é multidisciplinar e envolve profissionais da área de geologia, hidrologia, meteorologia e urbanismo. Essa turma reunida é o que vai propor a diferença”, afirmou.

Secretário de Defesa Civil do município de Macaé, José Jeferson Jesus, mencionou Maricá como referência em boas práticas no setor.

“Maricá é uma cidade que tem uma característica socioambiental parecida com Macaé. Trabalhar junto com o município, que cresceu enquanto Defesa Civil nos últimos anos, bem como trabalhar a parte de hidrologia, que é um problema na nossa cidade, fortalece o sistema. Essa academia é uma referência em boas práticas e traz um know how na área, além de dar subsídio para criarmos ações no nosso município”, declarou.

Após esse ciclo de palestras, a EMAR sediará, entre 20 a 24 de novembro, o curso de Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil. Em setembro, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil promoveu, também na Emar, o curso sobre meteorologia aplicada à Gestão de Risco de Desastres e reuniu agentes da Defesa Civil de Maricá, Pernambuco, Sergipe, Itaboraí, Rio Bonito, Magé, além da equipe do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.