
A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e Educação, promoveu nesta sexta-feira (25/04) o Dia “D” de Vacinação em quatro escolas municipais, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação dos alunos nesses locais, oferecendo proteção a doenças perigosas e evitando o desenvolvimento de quadros graves. A iniciativa integra as mobilizações propostas pela Semana Mundial de Imunização (24 a 30/04) e de intensificação de vacinação em unidades de ensino, proposta pelo Ministério da Saúde.
A aplicação das vacinas previstas no Calendário Nacional aconteceu nos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) Pinguinhos de Luz, em São José do Imbassaí, Prof. José Carlos Almeida e Silva, em Inoã, Valéria Ramos Passos, em Itaipuaçu, e no Jardim de Infância Municipal (JIM) Trenzinho da Esperança, em Guaratiba. As ações contaram com a participação de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) São José 1, Guaratiba, Barroco e Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV Inoã).
Através do Programa Saúde na Escola, outras escolas municipais receberão atividades de vacinação dos estudantes progressivamente, o que integra o esforço do município em ampliar a cobertura vacinal, principalmente entre as crianças e adolescentes.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que fortalecer o processo de vacinação é um compromisso contínuo da gestão.
“As vacinas salvam vidas e nos ajudaram através da história a erradicar ou eliminar várias doenças, por isso estamos fortalecendo as ações de conscientização e imunização. Recentemente, durante a pandemia da Covid-19, observamos o impacto da vacinação para o bem-estar coletivo, e precisamos semear esse cuidado desde a primeira infância, mostrando o papel das vacinas no nosso dia a dia”, afirmou.
Vacinação para adultos neste sábado (26)
Em outra frente, neste sábado (26/04), das 9h às 16h, o município promoverá o Dia “D” de Vacinação na Lona Cultural Beth Carvalho, localizada próximo à Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. A iniciativa é direcionada aos adultos e busca fortalecer a proteção desse público contra diversas doenças, disponibilizando as seguintes vacinas: antitetânica, Hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Além disso, durante a ação, os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde também poderão se vacinar contra a Influenza (gripe). Isso inclui gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (no período pós-parto), imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, deficiências, trabalhadores da área da saúde e os povos indígenas.