Educação promove campeonato Municipal de Foguete no Retiro

Competição reuniu 62 escolas e 191 alunos da rede municipal que confeccionaram protótipos de foguetes

quinta-feira, 27 junho 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (27/06) a 4ª edição do Campeonato Municipal de Foguetes (CAMF), que reuniu estudantes da rede municipal de ensino. A competição aconteceu no Camping da Fazenda Maricá, situado na Estrada Cova da Onça, s/nº, no bairro Retiro, e teve ao todo 191 alunos de 62 escolas, representadas por 86 equipes. O prefeito Fabiano Horta marcou presença no local, tirou fotos com alunos e professores e arriscou um arremesso de um foguete confeccionado de garrafa pet.

No campeonato que acontece sempre ao fim do 1º semestre, participaram neste ano o Pré Infantil 2, que levou 35 equipes, o Ensino Fundamental 1, com 32 equipes, o Ensino Fundamental 2, que contou com 18 equipes, além dos alunos da Escola Municipal do Idoso Milton Felipe Diniz, estreantes na competição.

Gerente de ensino do Fundamental 2, Adriana Salomão, ressaltou que a atividade vai além de uma competição entre as escolas. “É uma grande alegria porque se torna uma aprendizagem coesa entre a família, o aluno e a escola, onde todos se envolvem. Encontro alunos na rua falando do foguete, encontro os pais participando da educação ajudando seus filhos. Então, conseguimos envolver família, escola e os alunos e professores. Isso entendemos que a educação de Maricá fica integrada”, afirmou.

Com uma proposta de reflexão e aprendizado nos conteúdos ensinados em salas de aula nas disciplinas de Ciências, Matemática e Física, os estudantes constroem protótipos de foguetes, desenvolvidos com objetos sustentáveis e recicláveis para serem lançados à distância.

Participando da competição, a Escola Municipal João Monteiro, em Itaipuaçu, levou três estudantes do 9º ano. Representante da unidade, a professora de Ciências, Juliana Nascimento, de 38 anos, falou da satisfação em poder levar os alunos para praticar o aprendizado fora da sala de aula.

“É desafiador porque tem aquela tensão por ser uma competição e eles se envolvem, tem expectativa também de conseguir um resultado legal, por mais que seja mais recreativo do que competitivo. É o momento de sair com eles de sala de aula, de fazer uma atividade diferenciada, melhora a nossa interação, melhorar o engajamento deles nas atividades que precisam ser feitas”, relatou a docente.

Aluno da mesma escola, Vitor Hugo Correia, do 9º ano, falou da emoção em participar do campeonato pela primeira vez. “Estou nervoso. A gente treinou na praia vários dias e a expectativa está lá em cima. Confeccionamos o foguete com garrafa pet de 1 litro e meio, fita e material plástico firme para fazer a aleta do foguete. No lançamento, ele voou bem longe e esperamos conseguir um bom resultado”, contou.

Gerente de ensino de Idosos, Adriana Ribeiro, comentou sobre a estreia dos seus alunos no campeonato. “Fiz questão de trazê-los porque a escola precisa ocupar o espaço na educação. Fizemos bonito porque eles empenharam, fizeram vários treinos em Araçatiba, pintaram, decoraram e estamos muito felizes porque o foguete vai para o páreo”, declarou a gestora.

CAMF

A inspiração para construção e execução deste campeonato municipal foi a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), competição estudantil nacional interligada também a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A partir destes eventos nacionais, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação elaborou o CAMF como forma de incentivo a integração entre os alunos e professores das diversas unidades escolares.

Todas as equipes são compostas por professor orientador que auxiliam na confecção dos foguetes. Todos os alunos utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir a segurança e bem-estar dos participantes.