Encontro LGBTQIAPN+ reuniu arte, cultura, poesia e música na Praça Orlando de Barros Pimentel

Iniciativas promovem a visibilidade, a aceitação e o respeito, combatendo preconceitos e estigmas que ainda existem na sociedade

sexta-feira, 18 outubro 2024

Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá promoveu nesta sexta-feira (18/10) o encontro LGBTQIAPN+ de Maricá com arte, cultura, poesia e música, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A ação, que é promovida pelo Conselho Municipal LGBTQIAPN+ de Maricá, Fórum LGBTQIAPN+ de Maricá e Itaipuaçu. A iniciativa, que reuniu dezenas de pessoas, contou com show com o cantor Gabriel Kirton e Lucas Roberto, DJ Olivia e apresentação dos alunos do curso de teatro da Incubadora.

“Nesse mês estamos celebrando a visibilidade bissexual e a visibilidade intersexo, que são duas populações dentro do universo LGBTQIAPN+, muito invisibilizadas, que sofrem preconceito, e que a gente quer, a partir de debates, que a gente vai realizar até o final do ano, e nesses eventos aqui, como na Parada LGBT, colocar a importância dessas outras letrinhas, que são tão importantes como qualquer uma outra, como as lésbicas, as pessoas transexuais, intersexos e bissexuais também”, disse Carlos Alves, presidente do Conselho Municipal do LGBT.

Os encontros LGBTQIAPN+ são espaços fundamentais para a construção de comunidades acolhedoras e inclusivas. Eles oferecem uma oportunidade para que pessoas de todas as orientações e identidades se conectem, compartilhem experiências e celebrem sua individualidade.

Para a Lili Araújo, presidente do Fórum das Lésbicas, conselheira municipal LGBT e membra da Articulação Brasileira das Lésbicas, que faz parte do Conselho dos direitos da Mulheres, destacou que durante os encontros os participantes podem expressar livremente sua identidade, fortalecer laços de amizade e até mesmo encontrar relacionamentos significativos.

“É muito importante que esse encontro seja mensal para dar mais visibilidade, dar crédito e conseguir nossos direitos e conquistas para a nossa comunidade LGBT. Então eu agradeço. E que a gente possa dar esse espaço, pois aqui todos são bem-vindos, porque eu espero que todas as LGBTs comecem a participar. Esses encontros promovem a visibilidade, a aceitação e o respeito, combatendo preconceitos e estigmas que ainda existem na sociedade”, comentou Lili que acrescentou que no dia 17 de novembro acontece a parada LGBT no Centro e no dia 8 de dezembro em Itaipuaçu.