
Com 280 participantes debatendo sobre os caminhos a serem trilhados para garantir a dignidade e defesa de nossas crianças e adolescentes, terminou, nesse domingo (23), o 87º Fórum Permanente de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. Desse total, 230 eram inscritos de 42 municípios e 50 da rede de proteção da cidade.
Realizado no Galpão Tecnológico de Maricá, pertencente à Codemar, em Inoã, e com apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, mostrou-se um importante espaço de diálogo, troca de experiências e de fortalecimento das políticas públicas voltadas para o tema das infâncias e adolescências.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sylvia Cantuária, esses três dias de discussões no fórum evidenciaram a relevância de se fortalecer os conselhos tutelares frente ao crescimento dos casos de violência e violação de direitos. “Também reafirmaram o protagonismo de Maricá na luta por esses direitos e como referência enquanto rede de proteção no Estado”, concluiu.