Guarda Municipal e Grupamento Maria da Penha garantem proteção à mulher de violência doméstica

Ação reafirma o comprometimento das forças de segurança municipais no apoio e suporte às vítimas desse tipo de crime

sexta-feira, 7 fevereiro 2025

Na noite desta quinta-feira (06/02), a equipe do Grupamento Maria da Penha foi acionada para apoiar os Guardas Municipais de plantão no Hospital Municipal Conde Modesto Leal. No local, uma mulher buscava atendimento médico após ser vítima de agressão do seu companheiro, com quem mantinha um relacionamento de aproximadamente quatro anos. Diante da gravidade da situação, a equipe se deslocou até o hospital para prestar assistência imediata à vítima.

A mulher, que estava acompanhada de sua mãe, foi acompanhada até a 82ª DP, onde recebeu todo o suporte necessário para registrar a ocorrência e formalizar o pedido de medida protetiva de urgência.

Após a formalização do Registro de Ocorrência (RO) e da medida protetiva, a equipe do Grupamento Maria da Penha seguiu garantindo a segurança e o acolhimento da vítima, orientando-a sobre os próximos passos a serem tomados e oferecendo apoio contínuo em um momento de extrema vulnerabilidade.

A atuação eficiente da Secretaria de Segurança Cidadã reafirma o compromisso com a segurança e o amparo às vítimas de violência doméstica, além de demonstrar o comprometimento das forças de segurança municipais no enfrentamento à violência doméstica e no apoio às vítimas, assegurando seus direitos e proporcionando um ambiente seguro para que possam seguir com dignidade e proteção.

Grupamento Maria da Penha

O trabalho preventivo se baseia na proteção das vítimas com aplicação da Lei Maria da Penha, que classifica como crime qualquer tipo de abuso de origem física, patrimonial, sexual, moral e psicológica contra a mulher. As vítimas contam com apoio psicológico, jurídico e de assistentes sociais, para que se sintam realmente acolhidas.

As vítimas de violência doméstica podem solicitar acompanhamento da Guarda Municipal por meio da Casa da Mulher, que fica na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 50 – Centro, ou por meio dos telefones (21) 96809-1516 (Disque Ciosp) e 153 (Guarda Municipal).

Após o primeiro atendimento, as equipes do Grupamento Maria da Penha – que atuam 24 horas – ficarão responsáveis pelo acompanhamento de cada caso, incluindo visitas domiciliares e orientações por mensagens via aplicativo.

Além disso, de acordo com o tipo de violência sofrida, a vítima será acompanhada pelos agentes do Grupamento Maria da Penha até a delegacia. Em caso de violência física ou sexual, os guardas a acompanham para unidade de saúde, para o atendimento necessário.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir