
Na manhã desta segunda-feira (24/02), uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva levou à prisão em flagrante de um homem, em Santa Paula. A equipe do Grupamento Maria da Penha (GMAP) foi acionada para atender a uma possível violação de medida protetiva, com a presença do autor no local. Devido à situação, foi solicitado o apoio do Grupamento ROMU.
Chegando ao endereço indicado, a equipe foi recebida pela vítima, que relatou ter uma medida protetiva de urgência contra seu ex-companheiro. Ela contou que foi acordada por batidas na janela, e ao abrir a porta, foi surpreendida pelo autor, que, ao ser impedido de entrar, colocou o pé na porta e entrou à força na residência.
A vítima relatou ainda que o autor, visivelmente embriagado, alegou que queria ver o filho e dormir na casa. Com receio por sua segurança, a vítima acionou o GMAP, pois já recebia acompanhamento devido ao histórico de violência. Durante a escuta, ela demonstrou estar emocionalmente abalada e detalhou o relacionamento abusivo e agressivo que havia terminado há dois anos, mas que o autor não aceitava o fim, continuando a persegui-la, mesmo com outro parceiro.
A mulher também mencionou que já havia registrado um boletim de ocorrência por violência doméstica no dia 12 de fevereiro de 2025, o que levou à concessão da medida protetiva. Segundo ela, o autor estava ciente das restrições e das consequências legais caso a medida fosse descumprida.
Após os relatos, o autor foi conduzido à 82ª DP, onde a delegada de plantão ratificou a prisão em flagrante por descumprimento de medida protetiva. Os depoimentos dos agentes foram colhidos, e o homem foi encaminhado à central de flagrantes na 76ª DP – Niterói.
A vítima, por sua vez, foi acompanhada pelo Grupamento Maria da Penha até a Casa da Mulher, onde recebeu atendimento jurídico, conforme solicitado.