O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com as secretarias de Economia Solidária e de Educação, iniciou na quinta-feira (10/11), na Crystal Lounge, em Ponta Grossa, a segunda etapa de formação do programa Mumbuca Futuro, que tem o objetivo de capacitar 250 agentes para atuação a partir de fevereiro de 2023. Os inscritos serão treinados durante duas semanas por 50 profissionais que já concluíram a primeira etapa.
No encontro, o gestor do projeto e chefe de gabinete do ICTIM, Carlos Senna, explicou a importância do projeto. “A Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro é uma grande oportunidade para os jovens da cidade de Maricá, juntamente com os seus familiares, terem acesso a informações importantes sobre economia solidária e empreendedorismo”, destacou Senna.
O programa Mumbuca Futuro tem o objetivo de realizar formação de estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio em educação popular, organização popular, economia solidária, consumo consciente, comércio justo, agroecologia e soberania alimentar.
O vereador Hadesh também esteve presente no evento. Segundo ele, “muitas cidades tiveram royalties e não fizeram o que Maricá faz. O Mumbuca tem esse papel de discutir o futuro da cidade. Nós precisamos trazer o povo para as discussões que nós queremos”, ressaltou Hadesh.
Também presente ao encontro, a vereadora Andrea Cunha ressaltou alguns projetos de peso do município. “Só Maricá tem o ‘Sim, eu posso’, o vermelhinho e o Mumbuca Futuro, e essas são nossas políticas públicas que pensam no social, que são pensadas para o povo”, afirmou a vereadora.
A coordenadora-geral do projeto, Adriana Ribeiro, falou sobre a importância dessa capacitação. “O grande desafio já está na contratação da equipe e eles já estão empreendendo dentro das suas profissões. A abertura dessa segunda etapa é mais um passo de um projeto que já está todo estruturado e vem se aperfeiçoando para atuar nas escolas no início do ano letivo”. Também esteve presente à formação o secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima.
Parabenizo o trabalho de grande importância para a juventude.
Gostaria de poder ter acesso para aprender. Sou professora, moradora de Marica mas trabalho em outra cidade.
Cheguei em Maricá ainda criança em 1985, fico muito feliz em ver como Maricá evoluiu em todos os aspectos estruturais e sociais! O governo Fabiano Horta tem sido um presente fantástico para a cidade!
Gostaria de aprender para também multiplicar essa ação de Humanização.
Meus parabéns a todos os envolvidos! 🙏🌷
muito bom a prefeitura de marica está de parabéns. eu moro na cidade de inoa a 3 anos. estou gostando muito de morar aqui