
O Programa Viver Bem da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais de Maricá começa a revelar talentos do esporte e a exportar para fora da cidade. O mais recente é Kauã da Cruz Vargas, de 17 anos, que acaba de ser aprovado em um teste para treinar no São Cristóvão de Futebol e Regatas, que fica no bairro de mesmo nome na Zona Norte do Rio e revelou para o mundo Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores da história. Com 1,80 metro de altura e atuando como goleiro, o adolescente inicia os treinamentos no clube na próxima segunda-feira (14/08).
A equipe do polo do programa em São José de Imbassaí, onde Kauã iniciou as atividades aos 10 anos, preparou nesta quarta-feira (09/08) um café da manhã em sua homenagem, reunindo a equipe de professores e de auxiliares que o acompanharam desde a sua chegada. Todos consideram o sucesso do jovem, que mora na comunidade do Mutirão, uma vitória para todos os que atuam no Viver Bem.
“O Kauã cresceu com os avós numa comunidade carente e sempre exposto aos perigos da rua e teve um momento em que quis largar tudo. Nós o pegamos e conversamos bastante com ele, que já treinava futebol, passou a ter também aulas de teatro e de circo. Ele sempre mostrou muito talento em tudo que fez e, principalmente, manter seus sonhos vivos”, constata a professora de teatro Adriana Azevedo.
Giovane Barcelos, que foi professor de futebol de Kauã, reforça a fala da colega ao revelar que uma companhia de circo passou pela cidade e quis levá-lo. “Ele mostrou muita aptidão nas duas atividades e jogava bem na zaga também, não apenas no gol. É um garoto carismático e querido por todos aqui, que agora está dando o primeiro passo de uma carreira no futebol, além de dar uma visibilidade para o programa”, ressaltou ele.
Kauã não esconde a gratidão pela acolhida que sempre teve no Programa Viver Bem desde que chegou e garante que jamais vai esquecer o que aprendeu nas aulas da Arena São José. “Não sei o que seria de mim se não tivesse o que tive aqui. O Viver Bem foi minha segunda família desde sempre, me dando conselhos e me ajudando em tudo, até quando eu nem tinha o que comer. Sou muito grato a todos aqui por toda a ajuda que me deram e à Prefeitura por manter esse projeto”, frisou o jovem atleta.
Programa completou dez anos em julho
Para o coordenador do Viver Bem, Rogério Pacheco, ver a ascensão de meninos como Kauã é uma satisfação para o programa e também para o governo municipal. “É isso que paga o nosso trabalho e nossa dedicação a esses meninos e meninas. É uma vitória para nós, mas também para eles terem uma iniciativa como esta à disposição dentro da máquina pública. Nosso foco é sempre a formação do cidadão, com o tempo, os talentos vão surgindo como o deste menino. O empenho dos nossos profissionais também é fundamental para este sucesso”, aponta Rogério.
O Programa Viver Bem, que completou dez anos no mês passado, mantém mais de 20 atividades em seus cinco polos (São José, Inoã, Itapeba, Bambuí e Ponta Negra), que têm hoje aproximadamente três mil inscritos. As inscrições para participar são permanentes e podem ser feitas a partir dos três anos, sem limite de idade. Os interessados devem se dirigir aos locais com documentos, como RG e CPF, além do comprovante de residência e atestado de saúde. O polo de São José funciona das 8h às 20h, e os demais das 8h às 19h.