A grande atração do segundo dia da 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), organizado pela Prefeitura, foi o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo” no sábado (15/10), na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu. A data foi escolhida para homenagear o Dia do Professor, profissão exercida pelo educador Darcy Ribeiro que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no dia 26 de outubro de 2022.
A publicação da editora Record traz todos os marcos da trajetória do etnólogo, antropólogo, romancista e político Darcy Ribeiro: a vida entre os indígenas, a produção intelectual, a criação da Universidade de Brasília, a militância política, o exílio, o retorno ao Brasil e a vida pública, a luta contra o câncer e seus grandes amores.
A obra, que combina os textos da última edição de “Testemunho” e da coletânea “América Latina Nação”, é um balanço de sua vida feito pelo próprio antropólogo, a partir de depoimentos transcritos especialmente para este livro, e de fragmentos dos textos que escreveu ao longo dos anos.
Histórias das tradições que formam a cultura brasileira
Após o lançamento do livro, a escritora, musicista e contadora de histórias Beatriz Myrrha apresentou o trabalho “Abram alas para Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro”, as histórias de tradições que formam a cultura brasileira, que, segundo a educadora mineira, foi idealizado para a Flim em homenagem ao centenário de Darcy.
“Criei esse trabalho onde vou costurando as falas de Darcy com as histórias e contos de povos indígenas, afrodescendentes e do Oriente que influenciou a cultura portuguesa e, posteriormente, a brasileira. Na apresentação inclui instrumentos musicais típicos de povos indígenas e africanos, como chocalho, calimba, pandero e ganzá”, disse Myrra, que é natural de Belo Horizonte (MG).
Muito emocionada, a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa destacou que Maricá segue um dos legados de Darcy Ribeiro que é a escola em tempo integral com o fortalecimento da educação.
“Somos um município que cuida da Educação Básica do berçário até o ensino superior porque a gente dá o Passaporte Universitário para os nossos munícipes. A vida de Darcy não acabou porque sua obra permanece viva em todos nós”, afirmou Adriana.
Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro residiu no bairro de Cordeirinho, em Maricá, e teve sua casa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As formações de escritor e sociólogo renderam a ele, na década de 1960, a posição de ministro da Casa Civil e da Educação no governo do presidente João Goulart, o que o fez se tornar referência na defesa da educação pública de qualidade no Brasil.
Festa Literária de Maricá
A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) acontece até o dia 26 de outubro, das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu, e terá em sua programação oficinas, palestras, shows, cosplay, tenda sensorial, museu cultural, feira de livros, cinema, praça de alimentação e muito mais. Entre os nomes já confirmados na programação estão: Conceição Evaristo, Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Dayse Sena, Andrea Serpa, Rita Rosa, José Pacheco e as chefs Bela Gil e Tainá Marajoara.
Programação:
Confira abaixo a programação de domingo e da próxima semana segue em anexo
Domingo (16/10) – Domingo da Alegria
10h – Apresentação de Saxofone- Professora Joseane Alegre
10h – Apresentação de música com Ruasia
10h30 – Festart – Final da categoria Música
11h – Apresentação Mágico Dragon e seu Boneco Falante Trancinha
14h – Teatro – O Capitão Livrão – Público Infantil
14h – Banda Tá Tudo em Casa
18h – Show com Mariana Cunha e Banda
Serviço – Festa Literária de Maricá
Data: 14 a 26 de outubro,
Horário: 8h às 21h
Local: Centro Administrativo de Itaipuaçu (área externa do estacionamento)
Endereço: Rua Van Lerbergue, 249 – Itaipuaçu
Entrada gratuita
Segue programação completa da FLIM 2022