
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria das Comunidades, está promovendo, entre 12 e 15 de março, uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional do Consumidor. Comemorada em 15 de março, a data foi adotada em 1985 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).
Nesta quinta-feira (13/03), o Procon Itinerante esteve presente na Praça da 70, em Itaipuaçu, para ouvir a população e orientar as medidas de solução das demandas de forma prática e objetiva.
“O objetivo da ação é conscientizar o consumidor dos direitos que ele tem. Aqui orientamos a população com informações sobre direitos e cuidados que todos devem ter na aquisição de produtos e na contratação de serviços, além das formas de realizar denúncias”, destacou Wallace Fortes, um dos responsáveis pelo Procon Itinerante.
A ação também conta com atendimentos de Enel e Águas do Rio, que estão nas ruas para esclarecer pendências da população e resolver questões diretamente com as concessionárias.
Kléber Soares, de 56 anos, agradeceu pelo serviço: “Com a ajuda da equipe do Procon Itinerante, consegui tirar as minhas dúvidas sobre a conta de luz e de como passar para o meu nome. Esse tipo de atendimento é supernecessário para a população”, avaliou o morador do Barroco.
Programação da Semana do Consumidor:
Sexta-feira (14/03)
9h às 17h – Procon Itinerante, Enel e Águas do Rio (Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu)
Sábado (15/03)
8h às 12h – Procon Itinerante, Procon Mirim, Enel e Águas do Rio (Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu)
Procon Maricá
Para abrir um processo no Procon, o consumidor precisa levar identidade, CPF (original e xerox), comprovante de residência (original e xerox), documentos comprobatórios (extrato bancário, cartão de crédito, faturas de telefonia e/ou contratos, as seis últimas faturas que comprovem relação de consumo com o fornecedor/empresa), nome, CNPJ, e-mail e número de telefone da empresa reclamada, além de protocolo de reclamação/atendimento com a empresa.
A Secretaria de Defesa do Consumidor e o Procon-Maricá disponibilizam números para denúncia: 97235-7207 ou 96738-7962. A secretaria é o órgão responsável por articular, defender e orientar os consumidores maricaenses, além de fiscalizar os comércios do município de Maricá.
O atendimento presencial pode ser feito na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva nº 154, no Parque Eldorado (na região do Centro da cidade) ou na sede distrital da Prefeitura em Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue nº 249, Jardim Atlântico Oeste).