Maricá celebra Semana do Consumidor com ações do Procon Itinerante

Atividades promovem orientação e esclarecimentos sobre direitos do consumidor, com atendimento do Procon, Enel e Águas do Rio em diversas localidades.

sexta-feira, 14 março 2025

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor e em parceria com a Secretaria das Comunidades, está promovendo, entre 12 e 15 de março, uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional do Consumidor. Comemorada em 15 de março, a data foi adotada em 1985 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU).

Nesta quinta-feira (13/03), o Procon Itinerante esteve presente na Praça da 70, em Itaipuaçu, para ouvir a população e orientar as medidas de solução das demandas de forma prática e objetiva.

“O objetivo da ação é conscientizar o consumidor dos direitos que ele tem. Aqui orientamos a população com informações sobre direitos e cuidados que todos devem ter na aquisição de produtos e na contratação de serviços, além das formas de realizar denúncias”, destacou Wallace Fortes, um dos responsáveis pelo Procon Itinerante.

A ação também conta com atendimentos de Enel e Águas do Rio, que estão nas ruas para esclarecer pendências da população e resolver questões diretamente com as concessionárias.

Kléber Soares, de 56 anos, agradeceu pelo serviço: “Com a ajuda da equipe do Procon Itinerante, consegui tirar as minhas dúvidas sobre a conta de luz e de como passar para o meu nome. Esse tipo de atendimento é supernecessário para a população”, avaliou o morador do Barroco.

Programação da Semana do Consumidor:

Sexta-feira (14/03)
9h às 17h – Procon Itinerante, Enel e Águas do Rio (Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu)

Sábado (15/03)
8h às 12h – Procon Itinerante, Procon Mirim, Enel e Águas do Rio (Praça do Ferreirinha – Rua Dom Pedrito, Itaipuaçu)

Procon Maricá

Para abrir um processo no Procon, o consumidor precisa levar identidade, CPF (original e xerox), comprovante de residência (original e xerox), documentos comprobatórios (extrato bancário, cartão de crédito, faturas de telefonia e/ou contratos, as seis últimas faturas que comprovem relação de consumo com o fornecedor/empresa), nome, CNPJ, e-mail e número de telefone da empresa reclamada, além de protocolo de reclamação/atendimento com a empresa.

A Secretaria de Defesa do Consumidor e o Procon-Maricá disponibilizam números para denúncia: 97235-7207 ou 96738-7962. A secretaria é o órgão responsável por articular, defender e orientar os consumidores maricaenses, além de fiscalizar os comércios do município de Maricá.

O atendimento presencial pode ser feito na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva nº 154, no Parque Eldorado (na região do Centro da cidade) ou na sede distrital da Prefeitura em Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue nº 249, Jardim Atlântico Oeste).

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir