Maricá define propostas para 6ª Conferência Nacional das Cidades

Grupos de trabalho, com representantes da gestão municipal e sociedade civil, apresentaram ideias no seminário municipal

quarta-feira, 26 junho 2024

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, concluiu na sexta-feira (21/06) o seminário da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O evento contou com a participação ativa de grupos de trabalho, que apresentaram proposições e ações para a melhoria da cidade, em discussões realizadas no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. Agora, as propostas serão discutidas na etapa estadual prevista para ocorrer entre 1º e 15 de novembro.

Durante o seminário, foram eleitos os delegados para a etapa estadual da Conferência Nacional das Cidades. Cada segmento reuniu-se e elegeu seus representantes: oito delegados do governo, cinco do movimento popular, um de empresas, um de ONGs, um de entidades profissionais, institutos e pesquisas, e um representante dos trabalhadores.

Os grupos de trabalho elaboraram propostas relacionadas aos temas “Articulação de Setores Urbanos e Gestão Estratégica e Financiamento”, “Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas” e “Transformação Digital e Segurança Pública”. Entre as ideias estão a realização de feiras de eventos culturais e gastronômicos, implementação de drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, estudos e ações para aumentar a oferta de energia, desenvolver hábitos e práticas para proteção do meio ambiente e a criação de projetos para amenizar os efeitos do aquecimento global.

Ainda foram propostas melhorias dos serviços de emergência por meio de aplicativos móveis e o fortalecimento da segurança pública com a implementação de sistemas de alerta precoce para desastres naturais.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades acontece em 2025 e terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.

Vídeos da etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades