Maricá inicia vacinação contra a gripe na Casa do Idoso

Campanha de prevenção contra o Influenza segue vacinando grupos mais vulneráveis

segunda-feira, 14 abril 2025

Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade e com o apoio da Secretaria de Saúde, promove, nesta segunda e terça (14 e 15/04), a vacinação contra a Influenza (gripe) em idosos que comparecerem aos núcleos da Casa do Idoso espalhados pelo município.  A campanha segue o planejamento da cidade em priorizar os grupos mais vulneráveis.

A sazonalidade, onde temos o vírus circulando com mais frequência nessa época do ano, é uma questão levada em conta. Além disso, no caso dos idosos, a vacinação se faz muito importante, já que se trata de uma faixa etária onde se tem uma diminuição do sistema imune.

“Imunizar os nossos idosos significa dar qualidade de vida melhor. Essa campanha acontece simultaneamente em todos os núcleos para dar mais proteção a todos. Aqui nos preocupamos com a parte física, mental e também com toda a questão da prevenção”, afirmou Amarildo Ribeiro, secretário de Políticas para a Terceira Idade.

A sensação de bem-estar e segurança foi descrita pela maricaense Jovelina Pereira da Silva Bezerra, de 68 anos, que também participa de outras atividades no local. “Essa prevenção é muito importante. Desde que comecei a tomar a vacina, nunca mais eu tive qualquer gripo mais forte. É mais um serviço desse lugar maravilhoso. A Casa do Idoso funciona para nós como lugar terapêutico, onde podemos nos cuidar de inúmeras maneiras”, disse a moradora do Centro.

Vacinação continua para diversos grupos na cidade

Em Maricá, a imunização contra a Influenza (gripe) ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF). Atualmente, os seguintes grupos podem se proteger: trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas (no período pós-parto), imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, deficiências e os povos indígenas. Para se vacinar, é necessário apresentar identidade, caderneta de vacinação (caso tenha) e um comprovante do grupo ao qual pertence.

A vacinação nas unidades da Casa do Idoso acontece enquanto houver doses disponíveis. Os idosos podem procurar nos seguintes endereços:

– Centro: Rua Clímaco Pereira, 269, Centro

– Bambuí: Rua 38, Lote 20 – Quadra 50

– Inoã: Rua 04, Quadra 15 – Lote 16B

– Itaipuaçu: Rua General Emir (antiga Rua 10), Jardim Atlântico

– Santa Paula: Rua E, 867 – Setor B (Condomínio Santa Paula)

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir