Maricá institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Documento define prioridade das bicicletas sobre os transportes motorizados, padronização de calçadas e outras medidas

quarta-feira, 12 junho 2024

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá instituiu em maio o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, após quase dois anos de discussões, oficinas e audiências públicas. Por meio do decreto n° 1.434, o documento define termos importantes para a mobilidade, como calçada, vagas de estacionamento, prioridade das bicicletas sobre os transportes motorizados, incentivo ao uso de energias renováveis e menos poluentes, entre outros.

As iniciativas propostas incluem a integração da bicicleta com os outros modos de deslocamento, a criação de um Plano Permanente de Manutenção da Rota Ciclável e a implantação de pontos de apoio ao ciclista ao longo das ciclovias. Além disso, o plano prevê um programa de aprimoramento do transporte público coletivo e a elaboração de um Estudo de Viabilidade de ligação rodoferroviárias.

Entre outras ações previstas, destacam-se a qualificação das calçadas de vários distritos, a elaboração de projeto de caminhos verdes no centro da cidade, a implementação de iluminação pública em 18 travessias e a desapropriação do terreno para construção do novo Terminal Rodoviário de Maricá. Também estão planejadas a implantação de faixas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106 e a implantação de nova via TransMaricá Norte.

“Maricá ganha um valioso instrumento que define metas essenciais para aprimorar a mobilidade urbana, traduzindo a grandeza da cidade em melhorias na conexão por meio de diversas formas. Desde a infraestrutura e o aprimoramento do transporte até a educação e segurança, o decreto adapta e melhora a conexão da cidade. Quem ganha é a população”, destaca Celso Cabral, secretário de Urbanismo.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana envolveu 11 oficinas em encontros distritais com gestores, oficinas temáticas de mobilidade ativa e sistema viário, além de quatro audiências públicas. Foram aplicados dois questionários online e 11 pesquisas, resultando na produção de 32 documentos. Esses documentos incluem o conteúdo consolidado, notas técnicas com o planejamento das atividades participativas e os relatórios com dados específicos e resultados gerados. Esses documentos podem ser acessados no https://www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/.

O decreto n° 1.434 de 10 de maio de 2024 foi publicado na edição nº 1.592 do Jornal Oficial de Maricá (JOM) e está disponível no Portal da Prefeitura – https://www.marica.rj.gov.br/jom/.