A Prefeitura de Maricá promoveu nesta quinta-feira (07/12) uma Roda de Conversa: Direitos Humanos e Participação Popular. O evento contou com apresentação de coral de canto e violino do programa Cultura de Direitos no Polo Manu Manuela, formado por moradores, alunos, autoridades e funcionários. A iniciativa faz parte da programação da 5° Semana dos Direitos Humanos e acontece até domingo (10/12) em diversos locais do município.
“Agradeço imensamente a participação de todos. Aqui temos um polo de acolhimento e troca de conhecimentos. A participação da população é fundamental, pois juntos somamos e trocamos melhorias para nós e o nosso município”, disse o subsecretário de Direitos Humanos, Leandro Lima.
Durante a 5° Semana dos Direitos Humanos, os visitantes assistiram a apresentação do coral, violinistas e uma exposição de fotos produzidas pelos alunos do Polo.
Suelana Mattos, professora de violino dos polos da Pedreiras, Recanto e do Manu Manuela, se emocionou ao falar dos alunos e a oportunidade de ensinar no projeto. “Aqui temos culturas e direitos, troca de conhecimento e bons momentos. Dar aula de musica fortalece a formação do aluno e difundi a cultura musical em sua diversidade. É importante lembrar que aqui o aluno não precisa ter o instrumento, pois nós emprestamos o material”, comentou.
A aluna mais nova da turma de violino, Ana Sophia, de 12 anos, comentou que se surpreendeu muito com as aulas. “Eu tive aqui o primeiro contato vom a música instrumental e me surpreendi bastante, porem estou evoluindo e gostando mais do que imaginava”, falou a jovem que também é aluna da oficina de violão.
Com um agradecimento ao Polo, Izabel Albuquerque, de 66 anos, é a mais velha da turma de violino. “Eu amei. Eu amo estar aqui, aprender e ver que aqui qualquer um pode fazer uma oficina, conversar e se aperfeiçoar. Aqui eu tenho a oportunidade de fazer oficinas de forma gratuita. É maravilhoso esse espaço!”, disse Izabel que também é aluna de fotografia e mídias sociais.
Programação da 5° Semana dos Direitos Humanos
Sexta-feira (08/12)
17h – A instrumentalização da religião e da igualdade racial pela política – Local: auditório do Banco Mumbuca, no Centro
Sábado (09/12)
9h – O esporte, a cultura e o lazer como ferramentas de transformação na favela – Local: MCMV Inoã (setor C)
15h – Roda de conversa: A democratização da tecnologia com feira de Inovações Tecnológicas (ônibus do ICTIM), aplicação de flúor (Saúde) e grafite (Cultura de Direitos) – Local: MCMV Itaipuaçu
Domingo (10/12)
9h – Batizado e entrega de cordéis Capoeira MPJ – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
10h às 17h30 – Feira Popular Direitos e Democracia – expositores da Colmeia, Economia Solidária, Expo Mães Amigas de Maricá e artesanato Aldeias São José, além do ônibus tecnológico do ICTIM e Zaion – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
13h – Apresentações do Ruasia, Cultura de Direitos e Coral Indígena – Local: Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
14h – Roda de Conversa: Direitos Humanos das Mulheres – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
16h30 – Conferência: Direitos Humanos e Democracia – Local: Tenda Direitos e Democracia – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
18h – Show com Cultura de Direitos, Jô Borges, Samba Delas e União de Maricá – Praça dos Gaviões – Itaipuaçu
Sobre o Programa Cultura de Direitos
O programa Cultura de Direitos tem como objetivo desenvolver a capacitação técnica com ações sociais e culturais, por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e população por meio dos agentes sociais do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB).
Polos
– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Recanto: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Recanto: Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto Itaipuaço
– Polo Manu Manuela: Rua 27, número 586, Lote 890, Quadra 26